quarta-feira, janeiro 19, 2011

Presidente do Parnahyba propõe mudança no calendário

Reunião da FFP para definições do Estadual 2011
Demonstrando um total desconhecimento sobre o calendário nacional de futebol que é estabelecido pela CBF para todas as federações filiadas, como é o caso da FFP-Federação de Futebol do Piauí, o presidente do Parnahyba Sport Club, Zé Lima, pediu a mudança do campeonato estadual para o segundo semestre de 2011.


Segundo Zé Lima, "é melhor fazer a Copa Piauí no primeiro semestre e o Campeonato Piauiense no segundo", solicitou o presidente do Parnahyba durante a primeira reunião do arbitral realizada nesta terça feira (18). Uma proposta desta vinda de uma pessoa que milita no esporte parnaibano há décadas, nos deixa em dúvida o futuro do futebol do Parnahyba.

Já estamos em 2011, ás vésperas de iniciar o campeonato estadual do Piauí e como já é sabido, os campeonatos estaduais estão contidos no calendário oficial da CBF, regulamentados desde o ano passado, com datas para começo e fim dos campeonatos estaduais. Portanto, não permitindo mais nenhuma mudança para 2011. Qualquer alteração neste sentido teria que ser discutida pelas demais federações estaduais junto a CBF e só teria validade para os próximos anos. Também já estão estabelecidos os calendários da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D.

O presidente do Parnahyba também precisa explicar quais seriam os benefícios para o futebol piauiense essa troca de calendário entre a Copa Piauí e Campeonato Piauiense. Imaginem só a bagunça que ficaria para os representantes do Piauí na série D do brasileirão no segundo semestre, pois teria que disputar o Campeonato Piauiense paralelamente a série D. Seria um desastre ainda maior para o nosso tão combalido futebol, que tem dificuldades para manter atletas para disputar até o piauiense, imaginem em duas competições simultâneas. Até os grandes clubes do país tem dificuldades quando disputam duas competições (Brasileirão e Libertadores ou Brasileirão e Copa do Brasil ou ainda Brasileirão e Sul Americana), imaginem os pobres clubes do Piauí.

Durante a reunião, o diretor de futebol profissional Raul Alves Feitosa foi quem apresentou a proposta mais viável, ele levou ao conhecimento dos clubes a idéia do Torneio de Movimentação. "Trata-se de uma competição onde as equipes irão fazer uma avaliação do material humano que dispõe, buscar os ajustes, enfim, é uma espécie de laboratório para o Estadual". Raul explicou que a competição seria disputada de forma regionalizada, minimizando custos, com os campeões de cada grupo decidindo o título. Posteriormente, começaria o Estadual da 1ª Divisão, a partir do final de março. Outras competições também deverão ser realizadas no segundo semestre para que o futebol piauiense não fique vivendo apenas de temporada, ou seja, somente parte do 1º semestre.

Clique AQUI e envie esta notícia a um amigo

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: