segunda-feira, janeiro 31, 2011

Prefeito de Tutóia será julgado este mês por compra de votos


Praça Teremembés, Tutóia - MA
O julgamento do mandado de segurança foi marcado pelo TRE para hoje (31/01/2011), porém foi adiado para a segunda semana de fevereiro. O Prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, eleito pelo PSDB em 2008, é acusado de ter tido parte significativa da sua votação favorecida por praticas de compras de votos envolvendo entregas de motores, dinheiro, etc.

Há um ano, em março de 2010, o prefeito Baquil conseguiu uma liminar no TRE "trancando" o processo através de um mandado de segurança impetrado pelo vice-prefeito Floriano.

O mundo juridico e o politico são unanimes em registrar que as provas de compra de votos pulam das folhas dos autos (processo) e que se julgado o prefeito perderá o mandato.

A população de Tutóia reclama da demora da justiça em julgar o processo. Denunciam que só o pobre é condenado, é julgado. Com rico, os processos não andam. O problema é que todas as ações do prefeito Baquil através dos seus advogados é o de evitar que o processo seja julgado. Pelo visto o prefeito foge do julgamento como o "diabo foge da cruz".

Quem visita Tutóia entende por que o prefeito Baquil teme o julgamento do processo por compra votos: é que centenas e centenas de pessoas testemunham nas ruas, nas casas, nas praças, nos bares que foram enganadas pelo prefeito por ocasião da eleição. Esses fatos são notórios, especialmente no que toca às milhares de vagas de emprego oferecidos pelo prefeito aos eleitores durante a campanha enganando-os. Os eleitores enganados, falam que pela primeira vez sofreram um golpe de grandes proporções. O golpe do emprego.

Caso a justiça eleitoral venha a condenar o prefeito Baquil por compra de votos esse deixará o cargo e assumirá o segundo colocado Zilmar Melo. Zilmar Melo, hoje com 73 anos de idade, atua a mais de 40 anos na área da saúde daquele municipio, sendo eleito tres vezes prefeito.
 
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Chico Canavieira

Nenhum comentário: