sábado, janeiro 22, 2011

Pátio de manobras e pista de aero-táxi do Aeroporto de Parnaíba estará pronta em maio


O Pátio de manobras e pista para taxiamento do Aeroporto de Parnaíba deverão estar prontos no mês de maio.

As obras de construção do pátio de manobras e pista de aero-táxi do Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho estão aceleradas. A previsão de entrega é para o início do mês de maio deste ano. Com a conclusão da obra, o aeroporto completará a estrutura necessária para receber mais de uma aeronave de grande porte. As máquinas já estão finalizando processo de pavimentação do terreno. O espaço fica o lado do aeroporto e pode abrigar até três aeronaves de grande porte.

No início de 2010, foi inaugurada ampliação e reforço da pista de pousa e decolagem, balizamento noturno e sinalização horizontal. A ampliação da pista passou de 2.050 para 2.500 metros.

Obras do Aeroporto de Parnaíba

O projeto de adequação do Aeroporto de Parnaíba atende uma das propostas para solidificação da Rota das Emoções, com isso, o município passaria a ser a porta de entrada do turismo internacional para o Delta do Parnaíba, no Piauí; Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses.

A Superintendência do Aeroporto de Parnaíba disse que a Infraero está concluindo uma série de obras para estimular o turismo na região e disponibilizando vários projetos de reforma e adequação para aeroporto de Parnaíba. Primeiro foi a ampliação da pista e balizamento noturno, agora construção do pátio de manobras e o próximo passo será a reforma do terminal que deve começar este ano.

Jornal da Parnaíba

2 comentários:

João Maria disse...

E quanto a gestão junto às empresas aéreas? O que está sendo feito nesse sentido para que tenhamos finalmente voos para o aeroporto de Parnaíba.

A Infraero bem que devia intervir na hora da concessão de autorização para novos voos. Um exemplo: A Puma Air inaugurou um vou Belém/Fotaleza/Belém diariamente e esse voo poderia fazer escala em Parnaíba, vez que passa aqui em cima todos os dias.

Este tipo de obrigação acontece atualmente com as empresas de telefonia, que são obrigadas a se instalar em determinados locais para ter direito em grandes centros. Outro exemplo já aconteceu no passadao com os Bancos. Para abrir uma nova agência em uma grande praça como São Paulo o banco era obrigado a abrir uma também numa pequena cidade, como ainda assim era bom para o banco então eles aceitavam.

O estado serve é pra isso, gerir, e quando for o caso, intervir.

Fala-se em privatizaçoes, mas não se fala em criar estatais para suprir as necessidades onde as empresas privadas não querem se instalar. Este é um clássico exemplo de que o estado deveria intervir, ou obrigando empresas a fazer esta routa ou criando uma estatal para isso. No futuro, quando a rota fosse interessante para as empresas privada, aí sim, privatizaria, deixando que o mercado absolva, diminuindo o tamanho do estado e lucrando com a venda da empresa e o recebimento dos impostos que esta iria gerar.

Ronaldo Araújo disse...

Espera-se que realemnte esse aeroporto seja uma ferramenta para o desenvolevimento do litoral piauiense. E que se torna a porta de entrada para o Delta.