sexta-feira, janeiro 21, 2011

Estação de Floriópoles em Parnaíba totalmente reformada

Estação de Floriópolis após a reforma
A estação de Floriópolis é um curioso exemplo de arquitetura eclética para uma pequena parada, talvez o único exemplo desse tipo no Brasil.

Detalhes foram restaurados
A história de um povo muita das vezes se encontra em vestígios e em monumentos históricos. Em Parnaíba boa parte da história ficou registrada em edificações que simbolizam o início da economia do norte do estado, muitas dessas construções se encontram no centro histórico, nas mediações do complexo cultural Porto das Barcas.

A herança cultural da cidade de Parnaíba está sendo revitalizada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que aos poucos reconstroem locais de importância histórica. Um fato surpresa que poucos devem ter conhecimento é a reviestalização da estação de trem de Floriópoles, localizada ao posto do centro Parnaíba.

Leia também:

Como estava antes da reforma
Por muito tempo este local ficou abandonado e nos últimos meses ele foi reformado e é um dos pontos turísticos de Parnaíba mais singular, por ser afastado, a visitação não é tão freqüente. Para quem não sabe a Estação Floriópoles pertencente a EFCP – Estrada de Ferro Central do Piauí, foi construída na década de 1910, para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba a Luís Correia.

A estação é uma edificação pequena, com planta simples, composta por um único cômodo sobre uma plataforma rampada, possui um trabalho de escaiola nas suas paredes e forro, é uma obra simples porém bastante trabalhada. Quem tiver a oportunidade de visitar vai se surpreender a estação de Floriópolis é um convite ao passado vale apena conferir.

Faça uma visitação: A estação Floriópolis fica por trás do Conjunto Jardim Vitória nas proximidades do Aeroporto de Parnaíba. Para se chegar até lá tem que passasr pela pista de Cross e entrar em uma trilha que leva até o local.

Ediçaão: Jornal da Parnaíba
Fonte: Litoral do Piauí

7 comentários:

Juarez Lima disse...

Agora que a velha estação está totalmente reformada é necessário saber e divulgar para população parnaibana quem é que tomará conta para que vandalos nã a danifiquem novamente.
Alguém tem que ser responsável, não adianta restaurar e deixar lá abandonada, como já temos exemplos em nossa cidade.

Marluce Siqueira disse...

Os estudantes de turismo de Parnaíba bem que deveriam fazer alguma coisa por aquele patrimônio de Parnaíba.

Anônimo disse...

o legal seria ter um trem de superficie ligando o sabiazal ate a FAP onde esta esta estacao onde passa a linha de ferro.

Tem gente que vai do sabiazal ate o centro caminhando pq nao tem dinheiro suficiente para pagar transporte todos os dias para ir ao centro.

Com transporte mais acessivel de uma parte da cidade a outra , acho que ajudaria e muito o trabalhador asalariado que precisa se transportar, mas gasta boa parte do seu salario pagando transporte.

Com um trem de superficie acho que o transporte ficaria mais barato. Isso tambem ajudaria a diminuir a emissoa de CO2 na atmosfera. Ajudaria estudantes da periferia a chegar na universidades da parnaiba.

A cidade teria entao, estacoes nas quais as vans poderiam pegar essas pessoas diminuindo percuso diminuido o preco das passagens.

Acho que isso deveria ser estudado direitinho para que todos saiam ganhando.

Maurício Lima disse...

Boa idéia essa do Anônimo acima.

Um metrô de superfície ligando o Sabiazal a Estação de Floriópoles seria muito interessante.

Poderia também fazer umas três viagens por dia até Luis Correia, não é mesmo.

Só tem uma questão, a antiga Estrada de Ferro Central do Piauí, no trecho que passa por Parnaíba está toda invadida. Ali no balão da entrada da cidade, em frente a Delta, já tem até comércio que invadiu a ferrovia, em alguns potos, como na Garita já tem bares que invadiram o local. Tudo isso nas barbas da prefeitura, e não falo só do atual prefeito não, dos anteriores também, que foram relápsos na administração da cidade.

Anônimo disse...

O senador heraclito fortes uma vez falou no congresso para uma juiza a respeito do porto e as invasoes que ocorreram la.

Sabe o que ela disse?

Senhor senador, antes das invasoes aquela area ja pertecia ao porto e patrimonio da uniao e nao dos invasores. Pq invadiram???Vao ser todos retirados.

Tem gente que nao se manca e quer invadir tudo.

Todo mundo sabe que a area da regiao dos trens nao poder ser invadida, pq invadiram??

Pq quiseram. Pois vao perder seus negocios pois nao pertece a eles.


HA MUITOS MALANDROS NESSE PAIS.

Anônimo disse...

Seria bacana ter um trem de superficie. So que tem um problema, e os empregos que serao perdidos?

Tambem tem que analisar o custo beneficio. Com o crescimento da cidade sera necessario esse trem de superficie.

Tudo tem que passar por um estudo, para que possamos gerar mais empregos na cidade e facilidade a locomocao dos trabalhadores.

Temos que fazer o que e prioridade primeiro e ja ir se planejando para futuras necessidades.

Anônimo disse...

E o que foi feito das casas de turma? também já foram invadidas.?