sábado, dezembro 11, 2010

UESPI de Parnaíba terá programa de conservação de galinha caipira

A galinha caipira atende aos novos interesses do mercado
UESPI é a primeira universidade brasileira a implantar o programa de conservação de galinhas caipiras. Enquanto os campi passam por inúmeras dificuldades, a Uespi comemora a implantação do programa de conservação de galinhas. O Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira de Parnaíba faz parte do projeto.

A Diretoria do CNPq por meio do Comitê Julgador do Programa Especial de Cooperação com o Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA – COBR e de acordo com o que estabeleceu o Edital 58/2010 – Chamada 1 – Inovação Tecnológica aprovou o Projeto “Nivelamento Tecnológico para Multiplicadores em Caracterização, Manejo, Multiplicação e Avaliação de Ecótipos de Galinhas Caipiras nas Microrregiões Piauienses” (Processo: 564482/2010-2). A proposta faz parte da linha de pesquisa desenvolvida pelo Prof. Firmino José Vieira Barbosa, que tem como objetivo difundir a tecnologia de criação e repovoamento do nosso Estado com núcleos de produção de galinhas caipiras, já que essas aves estão em via de extinção.

Estrategicamente todos os campi da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que oferecem formação em ciências agrárias (Parnaíba, Picos, Corrente, União e Uruçuí) participarão do processo de nivelamento tecnológico, onde em cada um deles um aluno será selecionado e lhe será concedida uma bolsa IEX/CNPq no valor de R$ 360,00, por 24 meses. O discente funcionará como articulador entre a Coordenação do Programa e entidades de extensão rural, classistas e financeiras, promovendo eventos de nivelamento tecnológico e a manutenção de um fórum permanente de discussão sobre a tecnologia.

Além do coordenador, outros docentes do quadro efetivo da UESPI, também participam do Programa, como é o caso da Profa. Francisca Lúcia de Lima (Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis), o Prof. Alex Carvalho Andrade (Parnaíba) e a Profa. Gynna Silva Azar.

Não se trata de uma ação institucional isolada, pois instituições importantes como a Embrapa Meio-Norte e o Emater/PI participarão com pesquisadores e extensionistas, o que consolida e viabiliza ações de transferência de tecnologia deste nível.

A Coordenação do Programa de Nivelamento Tecnológico funcionará no Centro de Ciências Agrárias, vinculado ao Campus Torquato Neto, em União-PI, onde será montado um escritório de articulação completo, dotado de todos os equipamentos de informática e multimídia necessários, adquiridos com os recursos do CNPq, inclusive com o pagamento de um bolsista já graduado que perceberá uma bolsa no valor de R$ 1.100,00, também por 24 meses. Atualmente no CCA de União está sendo montado um Núcleo de Multiplicação de Ecótipos de Galinhas Naturalizadas, financiado com recursos do Banco do Nordeste do Brasil, que terá o objetivo de produção de pintos de um dia e distribuição dos mesmos em assentamentos e unidades coletivas de produção.

Outras propostas foram enviadas para instituições financeiras de apoio a pesquisa, pois objetivam a criação do primeiro Núcleo de Conservação de Ecótipos de Galinhas Naturalizadas no Brasil.

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: