terça-feira, dezembro 14, 2010

Espaço da Cidadania de Parnaíba: capacitação dos servidores

Espaço da Cidadania de Parnaíba: capacitação
Servidores e parceiros dos órgãos que vão atuar no Espaço da Cidadania em parnaíba, a 336 km de Teresina, participaram do curso Gestão Pública e Melhoria do Atendimento e elogiaram a iniciativa da Secretaria de Estado da Administração, órgão responsável pelos Espaços e Salas da Cidadania no Piauí. O curso foi ministrado pelo consultor em Gestão Pública, Daniel Annenberg, e teve a presença de 54 pessoas durante uma semana.

O curso teve duração de 40 horas e foi realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Para o fotógrafo José Afonso, o Zequinha, “o curso foi ótimo e os ensinamentos foram uma experiência de vida, pois foram abordados vários assuntos sobre atendimento. Atendimento faz a diferença. Para isso, é preciso tratar bem as pessoas, de forma delicada e saber conversar”, ensina quem trabalha na profissão há 20 anos e que aproveitou o curso para ganhar um extra.

José Hamilton Rocha Oliveira é servidor da Secretaria da Fazenda há 39 anos e gostou do curso, mas achou curto. “Perdeu quem deixou de vir.” Para ele, o atendimento é fundamental e depende da forma como se faz. E a regra é sempre ouvir, pois assim se consegue encontrar a resposta para quem reclama. Outra dica do servidor é que todos que trabalham no mesmo setor falem a mesma língua, tenham integração e sintonia entre a equipe e ter principalmente o apoio do chefe. “O ambiente bom também ajuda”, acrescenta.

Para Cleudes Maria Paiva de Oliveira, da Secretaria de Segurança, o importante é tratar bem os usuários, pois mesmo que eles não resolvam o problema, saem satisfeitos. Ela espera que os colegas coloquem em prática o que aprenderam no curso, que considerou ótimo. O curso serviu para tirar muitas dúvidas da servidora do Detran, Maria Auri Araújo Prado. Ela destacou que para se fazer um bom atendimento a prioridade é o cidadão, ele tem que estar sempre em primeiro lugar para que se sinta priorizado, sem discriminação. “Haver respeito pelo cidadão é fundamental.”

Para o consultor Daniel Annenberg,o principal para que seja feito um bom atendimento é o respeito pelo próximo e tem sempre que olhar para o cidadão. “O mais carente precisa muito da gente.” Daniel Annenberg ensina que deve-se lembrar no momento em que faz o atendimento que o cidadão não tem culpa dos nossos problemas, que os mesmos não devem interferir no nosso trabalho diário.

O coordenador do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e Distrito Federal (Pnage) no Piauí e diretor de modernização da gestão da Secretaria da Administração, Raimundo Pereira, conta que o Espaço da Cidadania em parnaíba estava desativado e a previsão é que volte a funcionar ainda este mês e com vários serviços, como o da Junta Comercial, do Departamento Estadual de Trânsito, da Cáritas, da Prefeitura de parnaíba, de fotografia e os bancários. Raimundo Pereira explica que às vezes há diferença no atendimento de um espaço para outro, mas isso é normal.

O encerramento do curso teve a presença da assessora do gabinete do governador, Solange Justo, que lembrou que a capacitação tem que servir para os usuários do Espaço da Cidadania, pois é obrigação do servidor público servir bem. “Não fazer o que nós não queremos que façam conosco.” As coordenadoras de Implantação das Centrais de Atendimento, Arcanja Viana, e do Espaço da Cidadania em parnaíba, Maria Cardoso, também participaram do encerramento do curso.

Os Espaços da Cidadania estão sendo construídos com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Pnage. No Piauí, já está em funcionamento nas cidades de Picos, Bom Jesus e Teresina e em breve em Campo Maior.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Geneide Santos / Ascom

Nenhum comentário: