sexta-feira, dezembro 17, 2010

9 mil famílias no Piauí podem ter Bolsa Família cancelado

Quase 9 mil famílias no Piauí podem ter Bolsa Família cancelado; Famílias precisam atualizar seu cadastro até o dia 31 de dezembro. 18.004 benefícios já foram renovados este ano no estado do Piauí.

8.924 famílias podem perder Bolsa Família no Piauí se não renovarem cadastro até o dia 31 deste mês. Em todo o país, são mais de 387 mil famílias que ainda não atualizaram informações e estão com benefícios bloqueados. A partir de janeiro, o benefício será cancelado.
Das 26.928 famílias selecionadas, 18.004 já renovaram seu cadastro, enquanto 8.924 ainda não o fizeram. Esse total corresponde a 33,1% do total.

O dia 31 de dezembro é o prazo final para as informações destinadas ao processo de atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família deste ano. O benefício atende a 12,6 milhões de lares.

A atualização cadastral inclui informações como mudança de endereço ou da renda mensal e aumento ou diminuição das pessoas da família, entre outras, ou simplesmente a confirmação das informações gerais dos beneficiários.

A atualização das informações é fundamental para melhorar o foco do programa, permitindo que o benefício chegue a quem de fato precisa. No ano passado, primeiro ano da revisão cadastral, os resultados foram positivos. Em fevereiro deste ano, o MDS cancelou o pagamento do Bolsa Família de 709.904 beneficiários que não atualizaram dados cadastrais até 31 de outubro de 2009.

A revisão cadastral é feita em parceria com os municípios para aprimorar o Bolsa Família. Principal mecanismo de combate a pobreza do Governo Federal, o programa destina mensalmente mais de R$ 1,2 bilhão a 12,6 milhões de famílias com renda per capita de até R$ 140,00, em todo o País. Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar dados como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Carlos Lustosa Filho/Cidade Verde

Nenhum comentário: