sexta-feira, novembro 19, 2010

Tabuleiros Litorâneos tem o maior produtor de acerola por hectare do mundo

Plantação de acerola no Distrito Irrigado Tabuleiros Litorâneos
Parnaíba (PI) - O produtor de acerola no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneo (Ditalpi), Antônio Lúcio, é considerado o maior produtor da fruta por hectare no mundo. Antônio Lúcio que também é presidente do Ditalpi, já chegou a produzir 80 toneladas de acerola em um único hectare e por isso recebeu o título de maior produtor da fruta no mundo.

Segundo Antônio Lúcio, “Com uma maior produção, vamos ter condições de instalar uma usina para beneficiamento das frutas aqui mesmo em Parnaíba, gerando mais empregos e melhorando a renda”, disse o produtor.

No Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi), entidade que reúne os colonos do projeto, para atender a demanda é preciso que os irrigantes cheguem a, pelo menos, mil hectares plantados com acerola. Hoje, a produção ocorre em apenas 230 hectares.

Além de acerola, o projeto Tabuleiros Litorâneos produz em maior escala coco, goiaba, caju, milho, feijão e melancia. “O produto orgânico agrega valores e tem mercado garantido”, conclui.

Localizado nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, a 330 quilômetros de Teresina, e a 16 quilômetros do centro da cidade de Parnaíba, o perímetro é cortado pela BR 343 e fica relativamente próximo a outros dois grandes centros consumidores - São Luís, no Maranhão, a 484 quilômetros de distância, e Fortaleza, no Ceará, a 503.

Um comentário:

Anônimo disse...

Otima hora de capacitar os algus ambulantes da praca da graca, que sao pais de familia, para trabalharem no Ditalpi.

O BNB, os tecnicos, a prefeituras juntos com outras entidades deveriam comecar a agir em conjunto. Nao da para ter principal praca da cidade invadido e ao mesmo tempo nao para ver pais de familias que querem trabalhar sem trabalho.

Usemos nossas cabecas para o bem. Criemos coisas boas. Ajudemos a solucionar alguns problemas podem ser solucionados.