![]() |
Em uma reunião ocorrida nesta quinta, 05, na prefeitura de Parnaíba, foi repassada orientação aos médicos lotados na central de regulação de município, para que não autorizem o atendimento de pacientes oriundos do Ceará e Maranhão.
De acordo com informações já chega a um montante de R$30 milhões o débito desses dois estados para com o município de Parnaíba. A cidade tem atendido pacientes das mais diversas patologias através da realização de exames laboratoriais, internações, medicamentos e não tem recebido os valores referentes aos serviços prestado.
Parnaíba agora é gestão plena em saúde. Dessa forma, foi firmado um pacto entre os municípios da planície litorânea para que os serviços médicos, laboratoriais e hospitalares prestados na cidade, sejam pagos pelas secretarias municipais de saúde das cidades onde residem os respectivos pacientes.
Parnaíba é a cidade com melhor estrutura médica, hospitalar e laboratorial tanto da planície litorânea (que, por sua vez, compreende 11 municípios) quanto da circunvizinhança de cidades cearenses e maranhenses como Chaval, Barroquinha, Camocim, Araioses, Tutóia.
Parnaíba agora passa a ser gestão plena em saúde
Uma reunião do Colegiado de Gestão em Saúde da Planície Litorânea ocorrida nesta sexta, 15, em Parnaíba, apresentou aos representantes dos demais municípios da região como serão organizados os atendimentos aos seus munícipes.
A reunião ocorreu no auditório de um hotel em Parnaíba, sendo realizada por técnicos da SESAPI tendo ainda a participação do próprio secretário de saúde do estado, Dr. Telmo Mesquita, além do gerente regional da saúde Luis Carlos Silva. Segundo Dr. Telmo esse é um grande avanço para Parnaíba, pois, além de desempenhar melhor o que já faz que atender pessoas de cidades circunvizinhas, poderá contar com mais recursos que servirão para melhor reaparelhamento da estrutura de máquinas e humana na cidade.
O secretário comentou ainda a respeito do abastecimento de vacinas e medicamentos especiais, pois houveram problemas em todo o estado. “Ontem mesmo nós recebemos do ministério doses de vacinas que deverão ser distribuídas a todo o Piauí. O mesmo vale para as medicações especiais que também estão sendo agilizadas dentro de nossas possibilidades”, afirmou. Telmo mesquita disse que aproveitará sua vinda a Parnaíba para visitar o Hospital Dirceu Arcoverde e reunir-se com a direção e funcionários na tentativa de já solucionar alguns problemas lá existentes.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Samuel Aguiar/proparnaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário