quinta-feira, novembro 25, 2010

Quatro piauienses cotados para ministros de Dilma



Marcelo Castro
 Marcelo Castro, Frank Aguiar, Moreira Franco e José Pimentel são os piauienses cotados para ministros da presidenta Dilma Rousseff.

Quatro piauienses podem realmente virar ministros no governo Dilma Roussef (PT) a partir de janeiro de 2011. Mas três deles não atuam, pelo menos diretamente, pelo Piauí. 

Moreira Franco

Wellington Moreira Franco - cotado para o Ministério das Cidades ou presidência da Caixa Econômica. Moreira Franco é natural de Teresina, não foi eleito pelo PMDB do Rio de Janeiro, mas tem uma grande relação de amizade para com Dilma. Contribuiu muito para seu nome crescer entre a população carioca nesta eleição.


Frank Aguiar

Frank Aguiar - que pode assumir o Ministério da Cultura, também não foi eleito deputado federal, mas tem feito lobby por seu nome junto ao presidente Lula (PT), de quem é amigo pessoal desde os tempos em São Bernardo do Campo (SP). Frank Aguiar, aliás, que continua fazendo alguns shows de forró, brinca com a sua não eleição. Segundo ele, o palhaço Tiririca lhe "tomou todos os votos dos nordestinos em São Paulo". Frank Aguiar foi visto com Lula e Dilma em todas as eleições. Ele sempre esteve presente nos momentos do atual presidente em São Bernardo, onde votou, e agor espera uma vaga com a nova presidente eleita, Dilma Roussef, que está analisado nomes para a Cultura.

Marcelo Castro - Único que realmente atua pelo Piauí, eleito deputado federal no último pleito. A cúpula peemedebista decidiu em reunião ocorrida ontem (24), em Brasília, que o nome do deputado federal piauiense Marcelo Castro (PMDB) será indicado a presidente Dilma Rousseff para ocupar a pasta do Ministério da Integração Nacional. Segundo o jornal Correio Braziliense, porém, há uma outra opção para Castro, além do Ministério da Integração. “A bancada trabalha por um nome de consenso: o do deputado Marcelo Castro. Como é médico e nordestino, ele seria uma opção para a Saúde (...)”. No encontro, os caciques do PMDB decidiram que vão pedir a Dilma que mantenha o partido com pelo menos cinco ministérios. Neste caso, seriam dois para Câmara, dois para o Senado e um de indicação do vice-presidente da República eleito, Michel Temer.

José Pimentel
José Pimentel - A 'Prefeitura do Senado', como é chamada a primeira secretaria do Senado, atualmente ocupada por Heráclito Fortes (DEM), pode continuar com um senador piauiense: José Pimentel, ex-ministro de Lula e eleito pelo PT do Ceará. O cargo administra a folha de pagamento e um orçamento de R$ 3 bilhões. Pimentel é piauiense de Picos. Era deputado federal e foi Ministro da Previdência, quando administrou um dos maiores orçamentos da União.

Wellington Dias, Ciro Nogueira e outros nomes - Como o preenchimento da vaga de 1º secretário do Senado já está praticamente acertado para o petista, o agora senador eleito, ex-governador Wellington Dias (PT) ainda pode tornar-se líder do Governo Dilma ou apenas líder do PT no Senado. Mas um porém, a bancada petista é a segunda maior e outros nomes correm por fora, principalmente pelo apoio que deram a Lula no eixo Rio-São Paulo. Além disso, o PT nacional já demonstrou desapreço para com o Piauí no tocante a ministérios, vagas indicadas pelo Governo Federal etc. Com relação ao deputado Federal e hoje senador eleito Ciro Nogueira (PP), espera-se por um ministério na cota do PP. Mas tem um forte concorrente: Márcio Fortes. Mas é bom lembrar: o que surgir até o fim deste ano é especulação. Resta saber o que o Piauí vai 'ganhar'...

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de Pedro Alcântara, Allisson Paixão e Arimatéia Azevedo

Nenhum comentário: