quarta-feira, novembro 24, 2010

Programa Balde Cheio realiza dia de campo em Parnaíba

Palestra de Artur Chinelato, idealizador do Programa Balde Cheio (Foto: Wanderlei Portela)
Secretaria Municipal do Setor Primário e Abastecimento realiza dia de campo do Programa Balde Cheio em Parnaíba.

Na manhã desta terça-feira (23) aconteceu em Parnaíba um dia de campo sobre produção de leite a pasto, dentro do Programa Balde Cheio que o objetivo principal de transmitir tecnologias para pequenos produtores agropecuários com a finalidade de produzir mais leite e de melhor qualidade. O programa já está implantado em mais de vinte Estados brasileiros e em Parnaíba a Secretaria Municipal de Setor Primário e Abastecimento, além do apoio irrestrito à instalação do projeto, acompanha cada passo realizado através do secretário Airton Uchôa e sua equipe técnica. O dia de campo contou com a presença de Artur Chinelato, idealizador do Programa Balde Cheio, que foi acompanhado em sua palestra por acadêmicos de agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e por produtores de leite de Parnaíba e cidades vizinhas.

O engenheiro agrônomo Artur Chinelato diz que a capacitação dos técnicos através do programa visa suprir necessidades verificadas na extensão rural para a produção leiteira e que os pequenos produtores, a partir da integração ao Programa Balde Cheio, passam a ter melhores expectativas de recuperação da auto estima, renda, recuperação da propriedade, melhoria de qualidade de vida dentre outras vantagens adquiridas. Em sua participação, Chinelato tanto expôs como avaliou a metodologia aplicada na propriedade do senhor Antônio Carlos Carvalho Machado, o Toinho, que apresentou avanços significativos em sua produção de leite, o que ainda segundo Chinelato, passa a exercer o papel de unidade modelo para demais propriedades.

Presente também ao evento Agostinho Neto, superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, que falou de sua plena satisfação com a parceria entre o banco e a execução do programa, uma vez que é nítida a percepção da melhoria do ambiente de produção, além de ser uma ótima oportunidade para canalizar uma atenção especial para a atividade agropecuária e discuti-la com profundidade. Agostinho ressaltou ainda a importância do apoio da Prefeitura de Parnaíba na instalação e acompanhamento do programa e referiu-se à integração de mais instituições como sugestão para obtenção de melhores resultados.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Romualdo Neves/Secom

Nenhum comentário: