domingo, agosto 14, 2011

Obra do Memorial Evandro Lins e Silva em Parnaíba não saíu do papel

O Memorial Evandro Lins e Silva é obra do arquiteto Oscar Niemeyer e custará R$ 4 milhões
Antes das eleições, estaduais e municipais sempre tem uma grande obra a ser construída no Piauí e que posteriormente constata-se que não saíu do papel. O Memorial Evandro Lins e Silva, ao que parece, foi um deles.

Em 2008 o Governo do Estado, comandado pelo então Governador Wellington Dias divulgou através do Secretário de Turismo, Silvio Leite, a construção do Memorial Evandro Lins e Silva em sua homenagem.  A obra seria edificada em Parnaíba (PI), no litoral piauiense, cidade natal do jurista, jornalista, escritor e político com um projeto assinado por Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto do modernismo no Brasil e responsável por ícones da arquitetura do país como a Catedral de Brasília e o edifício Copan, em São Paulo. Será 1ª obra arquitetônica projetada pelo arquiteto de Brasília-DF no estado do Piauí. Até agora a prefeitura de Parnaíba, o governo do estado e a OAB-PI não deram um passo para construí-lo.

Do alto dos seus 103 anos, completados no final do ano passado, Niemeyer continua a rotina caprichosa de projetar no escritório do Rio de Janeiro abrigado no bairro de Copacabana. E é de lá que sairia o projeto do Memorial Evandro Lins e Silva.

O secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, foi quem negociou com o arquiteto e diz que o projeto já está pronto, mais ainda faltam alguns desenvolvimentos. “Assim que o projeto estiver pronto a obra será licitada”, afirmou o secretário ainda em 2008.

Silvio Leite acrescentou que o memorial custará R$ 4 milhões e terá um grande impacto visual e arquitetônico. “Ele terá espaço para biblioteca, sala de exposição dos objetos pessoais do famoso jurista piauiense nascido em Paranaíba, além de auditório com 80 lugares”.

Outro impacto esperado será no Turismo, segundo Silvio Leite. Ele disse que o memorial estará localizado na Avenida São Sebastião e na confluência do aeroporto de Paranaíba com a BR 402. “Os turistas que desembarcarem lá e de passagem para Camocim, por exemplo, avistarão a obra de grande apelo visual”.

O secretário de turismo destacou que a construção do memorial em Parnaíba foi uma reivindicação do Conselho Nacional dos Advogados, bem como da OAB nacional e do Piauí, pela importância de Evandro Lins e Silva.

Evandro Lins e Silva
Biografia de Evandro Cavalcanti Lins e Silva

Dr. Evandro Lins e Silva nasceu em Parnaíba (PI), na Ilha Grande de Santa Isabel no povoado Santa Isabel que fica defronte a cidade e a ela ligada pela ponte Simplício Dias, no dia 18 de janeiro de 1912 e faleceu no Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 2002, foi um jurista, jornalista, escritor e político brasileiro.

Graduou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1932. Ainda estudante já trabalhava no ofício de jornalista, que manteve após formado advogado. Em sua carreira jurídica, ocupou o cargo de procurador-geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963, e ministro do Supremo Tribunal Federal, de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado por força do AI-5.

Foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro, em 1947, juntamente com Rubem Braga, Joel Silveira, entre outros. Foi também ministro das Relações Exteriores em 1963.

Como escritor publicou diversas obras, como A Defesa tem a Palavra, Arca de Guardados e O Salão dos Passos Perdidos, criou a expressão "legítima defesa da honra" para justificar o assassinato de Ângela Diniz pelo seu cliente Doca Street.

Evandro, apesar da avançada idade, gozava de ótima saúde. Faleceu num acidente, ao tropeçar e bater com a cabeça numa calçada.

2 comentários:

Marco Antônio Freitas Costa disse...

Esta é mais uma obra anunciada pelo estado e município em véspera de eleição.

Como esta tem outras daqui mesmo do litoral que nunca saíram do papel. Ex.: Porto dos Tatus, Beira-Rio, duplicação da estrada da Pedra do Sal, urbanização da Lagoa do Portinho, Revitalização do Porto das Barcas, A Universidade do Delta, a Universidade de Medicina, dentre outras. Sem contar com as obras iniciadas e que nunca foram concluídas, a exemplo do Porto de Luis Correia, a orla da Praia de Atalaia, e segue.

Carlos Alberto Lins Correia disse...

Memorial Evandro Lins e Silva
Agora veio a Secretaria de Turismo esclarecer que é do arquiteto piauiense Adriano Melo e não de Oscar Niemayer o projeto do Memorial Evandro Lins e Silva que será construído em Parnaíba.

Diz ainda que a secretaria doará o projeto à Prefeitura de Parnaíba e à OAB-PI para que seja construído em parceria. Mas quando?

Ora pois, em 2008 o próprio secretário de turismo, Silvio Leite, anunciou aos quatro cantos do Piauí que o gov. W Dias iria construir o memorial antes de sair do governo. Agora joga no colo da prefeitura de Parnaíba e OAB-PI a obrigação de construí-lo.

Me engana que eu gosto!