terça-feira, novembro 02, 2010

Lagoa do Bacuri – Um lugar bonito de natureza exuberante

Lagoa do Bacuri em Magalães de Almeida - MA
A poucos quilômetros de São Bernardo no Estado do Maranhão, encravada no município de Magalhães de Almeida, está a Lagoa do Bacuri. Pela primeira vez que estivemos lá, registramos a grandeza e a beleza exuberante do local (fotos). Uma verdadeira obra prima da natureza!

A lagoa é simplesmente maravilhosa e tem função importante no equilíbrio do ecossistema da região. É nela que as águas do Rio Buriti desembocam e logo em seguida, são lançadas no Rio Parnaíba que liga tudo ao mar, através do Delta do Parnaíba. É toda uma região rica e ainda inexplorada.

Alguns projetos como Tabuleiros de São Bernardo, estão chegando para alavancar o desenvolvimento da região, mais o andamento destes empreendimentos ainda é muito tímido.

Um outro empreendimento importante que tomamos conhecimento é um projeto turístico da Prefeitura de Magalhães de Almeida que pretende realizar obras de infraestrutura em um ponto da Lagoa e transformar aquele lugar no grande pólo turístico de toda região do Baixo Parnaíba.

Não obstante a grande expectativa que gira em torno deste projeto, até agora nada saiu do papel. Veja abaixo foto do projeto turístico da Lagoa do Bacuri.
Edição: Jornal da Parnaíba
Por: Raimundo Santos | Extraído do ChapadinhaSite

3 comentários:

Anônimo disse...

Para te ser honesto a chave do desenvolvimento dessa regiao se chama parnaiba. A cidade tem que se desenvolver para este desenvolvimento se espalhar.

Parnaibano otimista disse...

Concordo plenamente com o comentário abaixo do anônimo. A chave do sucesso para os municípios circunvizinhos é ter uma Parnaíba desenvolvida, com aeroporto funcionado com linhas regulares, uma marina para receber veleiros, um porto funcionando, uma linha férrea recuperada, mesmo que seja para implantar um trem para turistas, boas pousadas, resorts, hotéis, além de uma trabalho de conscientização ecológica.

Outras melhorias podem ser citadas também, dentre elas: água de boa qualidade, esgotamento sanitário, luz de qualidade, hospitais públicos e privados com resulutividade para os casos mais graves, etc.

Anônimo disse...

a SAIDA PARA O DESENVOLVIMENTO É INCENTIVAR O PLANTIO DE LAVOURAS DE SOJA, MILHO, ARROZ, FEIJÃO, MANDIOCA E FLORESTAS DE EUCALIPTO. DEVE-SE INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS PARA FAZER FARINHA DE MANDIOCA , DOCE DE CAJU E CASTANHA. DEVE-SE CRIAR INCENTIVOS COM ISENÇÃO DE IMPOSTOS E DOAÇÃO DE TERRENOS PARA INDUSTRIAS QUE QUEIRAM SE INSTALAR NA REGIÃO.