quarta-feira, novembro 03, 2010

Gestores discutem ações de segurança para o litoral piauiense

Reunião discute segurança no trânsito na orla de Atalaia, em Luis Correia
O acidente com o fapinha que vitimou Suene Cabral da Silva Nascimento, 38 anos, na praia de Atalaia em Luis Correia, no litoral piauiense, chamou a atenção das autoridades responsáveis pela segurança dos banhista. Com isso representantes da Secretaria de Turismo, Piemtur, Prefeitura de Luís Correia e órgãos ligados à segurança pública, como Detran, Polícia Militar, Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran), Companhia Independente de Policiamento Turístico (PMTur) e Corpo de Bombeiros, estiveram reunidos nesta quarta-feira (03), na sede da Polícia Militar, para tratar do trânsito e do reforço para garantir a segurança ma orla da praia de Atalaia durante as festas de final de ano.

Segundo o secretário de Turismo, Sílvio Leite, alguns motoristas estão estacionando os veículos em cima do calçadão que é destinado aos pedestres. “Estamos reunindo os órgãos responsáveis pela organização do trânsito e segurança para que sejam tomadas as providências necessárias no sentido de evitarmos que os motoristas estacionem nos locais errados, destruindo esse equipamento turístico importante para nosso litoral”, disse.

Durante a reunião, os gestores definiram que serão tomadas medidas imediatas no sentido de coibir que motoristas estacionem carros nos calçadões; será mantida a proibição do trânsito de veículos nas praias e feito o controle da poluição sonora provocada por equipamentos de som de carros.

O diretor-presidente do Detran, Wellington Camarço, disse que o órgão vai seguir o Código de Trânsito que proíbe que veículos estacionem em calçadas, colocando em risco a vida dos pedestres. “O Código de Trânsito, no seu artigo 181, inciso VIII, é claro na proibição de veículos em calçadas, passeios e faixas destinadas a pedestres. Os motoristas que insistirem na infração terão seus veículos rebocados e serão multados”, informa.

Quanto à segurança dos turistas, o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Prado garantiu que será reforçado o policiamento a partir do próximo feriado no dia 15 de novembro. “Já temos a nossa polícia turística permanente no litoral e vamos reforçar enviando mais oficiais”, disse o coronel Prado.

Com a urbanização da orla de Atalaia, o Corpo de Bombeiros terá estrutura elevada em toda a extensão da praia, que vai facilitar o trabalho dos salva-vidas em caso de possível afogamento de banhistas.

O secretário de Turismo de Luís Correia, Alcide Filho, disse que serão montadas barreiras educativas na entrada da cidade, conscientizando os turistas sobre a limpeza das praias, a proibição do trânsito de veículos na faixa de praia e a poluição sonora.

Fonte: Renée Marie/Ccom

Edição: Jornal da Parnaíba

2 comentários:

Anônimo disse...

O TURISMO NA ALTA ESTACAO INJETOU 2 BILHOES DE REAIS NA ECONOMIA CEARENSE

A Secretaria de Turismo do Estado estima que o movimento aumente 14% em comparação à última alta estação. Cerca de R$ 2 bilhões devem ser injetados na economia local. Para dar conta de toda a demanda o setor investe em capacitação ... (more info) (less info)

http://www.youtube.com/user/jangadeiroonline#p/search/1/Dz9tfIgZyiw

Anônimo disse...

Nao da para brincar de fazer turismo nao. O PI precisa sair da dependencia economica do governo federal. O turismo e um industria e gera divisas e atrae investimentos.

Pq ainda nao temos um hotel escola? Pq nao tem energia de qualidade? Pq nao temos agua de qualidade que o basico para uma cidade de 173 mil habitantes????
pq??pq ?? pq???