segunda-feira, novembro 15, 2010

Empresas de Parnaíba e Luis Correia recebem Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae

Hotel Delta em Parnaíba foi um dos que receberam o Selo de Qualidade Sebrae
Um reconhecimento à excelência dos serviços prestados. Assim funciona o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae no Piauí. A distinção foi concedida a quatorze empresas, entre meios de hospedagem e alimentação, de Parnaíba e Luiz Correia, cidades localizadas a 318 e 338 quilômetros ao norte de Teresina, respectivamente. Dos quatorze estabelecimentos, nove renovaram o Selo, e cinco foram contemplados com a certificação pela primeira vez.

“Esse selo é o reconhecimento do Sebrae aos estabelecimentos que atingiram um altíssimo nível de excelência dos serviços oferecidos. É também uma certificação de que nessas empresas os clientes encontram o que há de melhor em termos de atendimento, cozinha, higiene, entre outros aspectos. Com isso, ganham os consumidores que passam a usufruir de melhores produtos e serviços, já que para receber o selo os empresários atenderam a uma série de exigências”, comenta o presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

Estão na lista dos estabelecimentos destacados com selo, as empresas: Hotel Delta, Hotel Cívico, Hotel Pousada dos Ventos, Pizzaria Bell’Itália, Churrascaria Tapicanha, Ânfora Adega/Obatã Café, Nakasa Sushi Bar, Delta Park Hotel, Pousada Vila Parnaíba e Restaurante Delícia Caseira, de Parnaíba; além do Rio Poty Hotel Praia, Rio Poty Hotel Amarração Praia, Aimberê Eco Resort Hotel e Sesc Praia, de Luiz Correia.
As empresas são reconhecidas nas categorias Hospedagem, Restaurante e Cozinha. Rio Poty Hotel Praia, Rio Poty Hotel Amarração Praia, Aimberê Eco Resort Hotel, Hotel Cívico, Hotel Pousada dos Ventos e Delta Park Hotel foram reconhecidos nas três categorias do Selo. Ânfora Adega/Obatã Café, Pizzaria Bell’Itália, Churrascaria Tapicanha, Nakasa Sushi Bar e Restaurante Delícia Caseira receberam a honraria pelo serviços de Restaurante e Cozinha. Já o Sesc Praia, o Hotel Delta e a Pousada Vila Parnaíba receberam o Selo na categoria Hospedagem.

“O Selo de Qualidade do Sebrae é mais que um documento, é uma ferramenta que contribui para a melhoria dos serviços prestados e dos produtos ofertados. É a terceira vez que participamos desse programa de capacitação do Sebrae. Com a visita do consultor, as melhorias necessárias ficam mais visíveis, o que facilita o nosso trabalho e nos ajudar a corrigir os erros. O selo garante para o nosso cliente que temos a preocupação em atendê-lo bem”, destaca Francisco Pereira Dutra Junior, do Hotel Delta.
A validade do Selo de Qualidade em Serviços é de um ano e os estabelecimentos que recebem essa certificação precisaram atender a pelo menos 80% das exigências, que constam no regulamento da premiação. São avaliados diversos critérios dentre eles: serviços de atendimento, cozinha, recepção e governança; estrutura das hospedagens, higiene do local, entre outros itens.

“Fomos convidados pelo Sebrae a participar desse programa. O Selo nos ajudou a melhorar os nossos serviços e produtos. Tudo que aprendemos, estamos procurando aplicar no dia-a-dia da empresa. E a nossa expectativa é melhorar cada vez mais para que possamos manter e atrair clientes”, afirma Asinária Sousa Diogo, da Ânfora Adega/Obatã Café, empresa que participou pela primeira vez do projeto.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o selo promove a qualificação dos serviços turísticos. “O selo é uma garantia a mais para o turista que visitar a Rota das Emoções, um roteiro reconhecido pelo Ministério do Turismo como o melhor do país. Precisamos honrar essa premiação, melhorando cada vez mais os serviços oferecidos e corresponder às expectativas de todos que visitarem a região que compreende o roteiro. É uma responsabilidade muito maior para todas as instituições e empresários envolvidos na iniciativa, devido à visibilidade adquirida por esse destino”, declara Rocha.

A ROTA DAS EMOÇÕES
Natureza, aventura, praia, esportes náuticos, cultura e artesanato num cenário único de sol e mar. Assim é a Rota das Emoções, que envolve quatorze cidades, sendo quatro do Piauí – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luiz Correia e Parnaíba; cinco do Ceará – Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara; e cinco do Maranhão – Araióses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia.

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

Toda a Rota das Emoções é banhada pelo mar, tendo um ecossistema variado. A região é trabalhada desde 2005 no mercado nacional, e mais recentemente no mercado internacional. O Sebrae no Piauí, o Ministério do Turismo e os governos estaduais, além dos empresários da região, têm unido esforços para consolidar esse destino nos mercados turísticos do Brasil e do exterior.

ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO
O primeiro contato com as empresas que participam da certificação acontece através de um seminário de sensibilização para empreendedores de restaurantes e hotéis. Em seguida, iniciam-se as consultorias em hotelaria, cozinha e para os restaurantes.

Para aderir ao projeto do Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae no Piauí, os empresários precisam assinar um termo de adesão solicitando a atuação do programa no seus empreendimentos.

Após a adesão ao projeto, o Sebrae aplica uma série de treinamentos nas empresas participantes, como os cursos D’Olho na Qualidade, Qualidade no Atendimento e Sabor & Gestão.

A próxima etapa é o processo de avaliação, quando são realizadas consultorias individualizadas em cada empresa. É o momento em que os consultores do Sebrae apresentam um documento com as várias normas de atendimento, de cuidados com a cozinha e demais requisitos necessários para que atinjam a excelência em serviços, em conformidade com as normas da vigilância sanitária. Esses profissionais utilizam a estratégia da consultoria oculta, sem anunciar a visita, utilizando os serviços como se fossem consumidores comuns.

Após a visita do consultor, técnicos do Sebrae entregam um relatório, no qual são listadas as melhorias necessárias em cada empresa. Os empreendimentos têm um prazo, que varia de trinta a sessenta dias, para se adequarem às exigências para concessão do Selo.

Transcorrido o prazo, os consultores visitam os estabelecimentos e verificam se as mudanças solicitadas foram implementadas. Ao final, o relatório é apresentado para o Comitê Gestor do Selo, que viabiliza a certificação.

O Selo é emitido pelo Comitê Gestor e pelo Sebrae no Piauí, sendo válido por um ano. Nesse período, são feitas visitas de acompanhamento aos estabelecimentos, sem comunicação prévia, para constatar se são mantidos os padrões de qualidade exigidos pelo projeto.

“É a quarta vez que participamos desse projeto e reconhecemos o Selo como uma ferramenta de monitoramento dos serviços oferecidos, para a busca contínua das melhorias. É uma forma de estimularmos os nossos colaboradores a manterem os padrões de atendimento. E tem dado certo, pois conseguimos perceber com mais clareza as falhas e onde podemos melhorar, com toda a equipe se esforçando ao máximo para garantir a satisfação dos clientes”, explica a diretora operacional da Rede de Hotéis Rio Poty, Ednayra Frota.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Antônia Pessoa / ASN - Agência Sebrae

Nenhum comentário: