sexta-feira, novembro 12, 2010

Empresa quer implantar matadouro provisório em Parnaíba e esbarra em burocracia

Ronaldo Lobão
A Câmara Municipal recebe grupo de empresários que desejam implantar matadouro provisório em Parnaíba e esbarra em trâmite burocrático.

O senhor Ronaldo Lobão, representou o grupo de uma empresa que está com quase tudo pronto para abertura de um matadouro provisório em Parnaíba. O Empresário fez uso da Tribuna Popular durante sessão deste dia 11 de novembro onde lamentou estar encontrando impecilhos junto as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. "Todos os documentos exigidos pela Vigilância Sanitária já foram providenciados, bem como, toda a outra papelada necessária para abertura de uma empresa e, em especial, um abatedouro. Só estamos empancados em um ítem por insensibilidade dos dois secretários que representam as pastas que citei", disse.

Ronaldo frisou ainda que essa iniciativa partiu logo após os matadouros clandestinos de Parnaíba terem sido fechados em abril de 2009 pela Justiça com o pedido do Ministério Público e a ADAPI. O empresário relatou que está sendo exigido da empresa a regularização da entidade quanto ao IFR, que trata-se de um aparelho existente em aeroportos internacionais que normatiza a distância de órgãos como um matadouro e o aeroporto em 20 km. Ronaldo disse ser essa uma exigência legal, entretanto, em Parnaíba não existe o citado aparelho no aeroporto que, por sua vez, não está operacionalizando vôos internacionais e o abatedouro seria provisório enquanto se conclui o público.

Leia também:
  1. Prefeito de Parnaíba autoriza o início das obras do Matadouro Público Municipal
  2. Prefeitura de Parnaiba lança licitação das obras do matadouro municipal
O empresário finalizou dizendo esperar contar com o apoio da Câmara Municipal de Parnaíba, no sentido de viabilizar o contato com os Secretários Ribamar Silva e Pádua Melo. Ronaldo entregou aos vereadores cópias do projeto e fotografias de como está sendo abatido o gado em Parnaíba. As imagens mostram animais sendo mortos sobre palhas de coqueiro, na areia e sem qualquer higienização por parte do abatedor.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, João Câncio Neto (PTB) disse ao empresário que será composta uma comissão de vereadores para ir às duas secretarias apurar o caso e tentar audiência com o Prefeito José Hamilton para que sejam tomadas providências quanto a esse caso.

Entenda o que é o IFR

O Instrument Flight Rules (IFR) ou Regras de Vôo por Instrumentos é o conjunto de regulamentos e procedimentos que se aplicam à pilotagem de aeronaves quando as condições de vôo não asseguram que o piloto possa ver e evitar obstáculos ou outro tráfego aéreo.

Com informações da Ascom CMP

Um comentário:

Márcio Fortes disse...

Êita Parnaíbinha beleza!

Nem mesmo as empresas privadas podem se estabelecer na cidade. Quando alguém deseja fazer isso vem os "BURROCRATAS" de plantão e inventam regras que são impossíveis de serem cumpridas, como esta exigência do IFR.

Não tem voos internacionais no aeroporto de Parnaíba, portanto não justifica ter um equipamento caríssimo desses aqui, e então, se não tem o equipamento que iria ajudar na visualização por instrumentos um possível urubu na rota do avião, então por isso não pode ter também um matadouro. Pode?

Acorda Parnaíba!

Por outro lado, a reportagem não fala sobre a localização do matadouro para que se possa ter uma conclusão se seria possível ou não. Se for muito próximo do Aeroporto a empresa tem que escolher um lugar adequado para sua implantação.