Prefeito Toinho é quem administra a cidade de Olho d'Água do Piauí com o pior indice do PIB do Brasil |
Segundo o PIB dos Municípios Brasileiros referente ao período de 2003 a 2007 auferido pelo IBGE, dos cinco municípios com o menor PIB, ou pior distribuição de renda, quatro estão no Piauí. Os municípios de Olho d’Água do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Santo Antônio dos Milagres estão na ponta de baixo da relação da produção e distribuição de riquezas pela população.
A maioria dos habitantes destas quatro cidades vive basicamente do programa Bolsa-Família e não têm perspectivas de emprego e têm baixíssima escolaridade.
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
Olho d'Água do Piauí
O município de Olho d´Água do Piauí fica a 95 quilômetros ao Sul de Teresina e tem uma população de 2.625 habitantes. O município faz aniversário de emancipação no dia 14 de dezembro e é administrado pelo funcionário público Antônio Leal da Silva - o Toinho, - (PSB) que teve 1.076 votos. Esta cidade, segundo o IBGE, lidera o ranking do pior PIB do Brasil.
São Luis do Piauí
A realidade de São Luis do Piauí não é diferente. A cidade fica a 345 quilômetros a Sul de Teresina e tem uma população de 2.550 habitantes. O prefeito é o trabalhador rural Francisco João da Silva, o Tim (DEM), que teve 1.270 votos.
São Miguel da Baixa Grande
O PIB per capita de São Miguel da Baixa Grande também é sofrível. As oportunidades de emprego e investimentos no município de São Miguel da Baixa Grande, a 138 quilômetros ao Sul de Teresina, também são pequenas. A população na sua maioria sai da cidade para estudar e trabalhar em outros centros. A cidade de 2.069 habitantes é administrada pelo prefeito Afonso Damásio da Silva (PSDB).
Santo Antônio dos Milagres
Outrora povoado do município de São Gonçalo do Piauí, foi emancipado por força da lei estadual 4.810 promulgada 14 de dezembro de 1995. Desde então o município (antes conhecido apenas por Canto) realizou quatro eleições municipais regulares até o ano de 2008 sendo que seu primeiro alcaide exerceu dois mandatos consecutivos e fez a cunhada como sucessora, tendo esta renunciado ao mandato em 31 de março de 2008 em favor do vice-prefeito. No pleito que se seguiu a esse fato o eleito foi o marido da ex-prefeita. A grande festividade do município são os festejos de Santo Antônio que ocorrem nos treze primeiros dias de junho.
Em 16 de dezembro de 2008 de 2008, foi reportado pela Folha de S. Paulo que Santo Antônio dos Milagres possui o menor PIB do Brasil.
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações adicionais do GP1
Nenhum comentário:
Postar um comentário