| Catatador de Caranguejo no Delta do Parnaíba |
Varias espécies de caranguejos do litoral piauiense encontram-se em sérios riscos de contaminação pela venda e uso indevido de agrotóxicos. A causa principal seria pela plantação de arroz nas proximidades de manguezais e pelo uso de substancias sem qualquer acompanhamento técnico especifico.
Segundo o deputado João de Deus, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) órgão responsável pela fiscalização de agrotóxicos, já está, através de projeto de lei em mensagem de governo na Assembleia Legislativa regularizando tais inspeções. Para ele, que também é relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi, todos os esforços estão concentrados para a sua aprovação.
Francisco de Assis, gerente de defesa vegetal da Adapi, informou que a venda clandestina de misturas de produtos conhecidas como “bombas químicas”, produzem na natureza prejuízos incalculáveis. Ele disse que, “para piorar muitos pescadores preferem encontrar os caranguejos tontos pelos remédios, pela facilidade em serem capturados, o que é péssimo para a saúde de todos que consomem estes animais”, afirmou.
O diretor-geral da Adapi, José Antonio, alegou que hoje o principal problema do órgão é em relação a falta de mão de obra, o que desfavorece um sistema de fiscalização mais apropriado. Para isso, a realização de concursos para o provimento de cargos em todo o Estado já estão sendo estudados para o mais breve possível.
Leia também:
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Divulgação
Um comentário:
Em um passeio recente que fiz pelo Delta do Parnaíba, constatei "in loco" várias roças feitas às margens dos igarapés. Posso citar um que fiquei estarrecico. Foi na ilha do Guirindó, ali vi uma roça na beira do Igarapé do Guirindó uma roça onde foi desmatatdo até a beira do rio, com isso ja havia sinais de vários esbarreiramento da rebenceira, açoriando o rio.
Crimes ambientais como este estão sendo cometidos diariamente no Delta que precisa de uma polícia especializada para prevenir esse tipo de agressão ao meio ambiente.
Ou fazemos algo para conservar o Delta ou acaberemos com esse celeiro de vidas marinhas e fluviais ali existente.
Acorda Piauí! acorda Maranhão! acordem nativos do Delta! Acorda Ibama! Acordem autoridades! ou todos nós seremos chamados de criminosos por não ter atidede.
Postar um comentário