sábado, outubro 30, 2010

Parnaíba: Camarão tem preço majorado por conta do defeso

O camarão está mais caro em Parnaíba. Quem foi neste sábado (30) pela manhã, ao Mercado à procura de camarão, também, teve dificuldade para encontrar o produto.

O período de defeso do camarão-rosa, camarão-branco e sete barbas que teve início no dia 15 de outubro vai até 15 de fevereiro (época de desova e reprodução do crustáceo), quando os barcos voltam ao mar.

A produção média anual de camarão nessa região é de cerca de 8,6 mil toneladas. A maior produção é de camarão rosa, feita basicamente por barcos de grande porte da frota industrial. Já os camarões branco e sete barbas são capturados por embarcações costeiras de pequeno porte. Essas duas espécies também são pescadas com redes de arrasto pequenas e tração manual em regiões praianas. Extraído do Jornal da Parnaíba

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a fiscalização é feita com embarcações nos locais de pesca. Os agentes Ibama em Parnaíba contam com a parceria da Capitania dos Portos e Polícia Federal e também fiscalizam comerciantes e restaurantes, que precisam apresentar a nota fiscal da compra do camarão de cativeiros. Quem desrespeitar o defeso do camarão é punido com multa e pode ser preso. Toda a mercadoria é doada para entidades carentes e os apetrechos usados na pesca são apreendidos.

Cerca de 138 mil pescadores vão receber seguro-desemprego durante os quatro meses em que é proibida a pesca de camarão com barcos motorizados. A restrição vale até o dia 15 de fevereiro.

Nenhum comentário: