sábado, outubro 30, 2010

Ministro da Educação pede 'descrendeciamento' da UESPI para ensino à distância

O Ministério da Educação e Cultura - MEC diz que a Universidade Estadual do Piauí - UESPI não tem condições de ter cursos à distância e o Ministro da Educação, Fernando Haddad pede 'descrendeciamento' da Universidade Estadual para esta modalidade de ensino. Apenas o polo de Parnaíba não foi rejeitado, mas será afetada pelo parecer, que não permite o seu funcionamento. A Medida ainda pede para suspender entrada de novos alunos, inclusive os que já prestaram vestibular e obtiveram aprovação.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou o parecer nº 104/10, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que se posicionou contrário ao credenciamento da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para a oferta do curso superior de Licenciatura em Letras Espanhol, na modalidade a distância. Extraído do Jornal da Parnaíba

A Universidade solicitou o credenciamento de cinco pólos de apoio presencial: Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Elesbão Veloso e Uruçuí. Mantida pelo Governo do Estado do Piauí, a instituição está credenciada em caráter experimental para oferecer cursos pelo UAB (Universidade Aberta do Brasil), mas obteve baixo conceito no índice geral de curso (IGC) e foram constatadas "fragilidades" nos pólos, provocando a manifestação contrária.

A decisão poderá valer para todos os outros cursos ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 28. O pólo de Piripiri recebeu conceito um (1) no que se refere ao item biblioteca e o local não dispõe de acessos adequados às pessoas com deficiência. A estrutura física do polo de São Raimundo Nonato foi considerada "precária", inclusive a biblioteca.

O pólo de Elesbão Veloso não apresenta espaços para laboratórios didáticos e para a sala de tutoria presencial, como também a a biblioteca tem espaço "inadequado". O polo de Uruçuí recebeu manifestação desfavorável em razão da falta de espaço para atividades essenciais. Apenas o polo de Parnaíba não foi rejeitado. Ao analiar o mérito, o conselheiro relator, Aldo Vannuchchi, assim se votou: "Tendo em vista não só as fragilidades apresentadas pelos polos avaliados, mas, principalmente, pelas condições que, ainda, a Insitutição apresenta, comprovados pelo baixo conceito obtido no índice geral de curso (IGC), cujas melhorias, ainda, dependem de investimentos futuros, sugiro a este Conselho que se manifeste contrariamente ao credenciamento solicitado pela Instituição para oferta de cursos superiores na modalidade a distância."

Também foi recomendada à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), gestora do Sistema Universidade Aberta do Brasil, que notifique a UESPI "para suspender a entrada de novos alunos em seus cursos a distância, tendo em vista o encerramento de suas atividades no âmbito do UAB".

Leia também:
CEEPI manda fechar 10 cursos da UESPI

UESPI vai suspender cursos de Pedagogia em 9 cidades

UESPI reduz mais de 2 mil vagas para o vestibular 2011


Governo atrasa repasse e situação da UESPI se agrava

UESPI tem déficit de R$ 20 mil e pode fechar cursos em diversos municípios

UESPI tem 21 cursos com diplomas sem nenhuma validade

Pedagogia e Ciências Contábeis da UESPI ameaçados de fechamento e diplomas não serão reconhecidos

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações do Diário do Povo do Piauí e 180graus

2 comentários:

Pedro Santos disse...

Termino de ler esta matéria e vou me esconder com vergonha dos fatos. Parece que estamos em um estado onde os governantes só querem o venha nós e vosso reino nada.

Anônimo disse...

A UESPI precisa ser fortalecida nos polos ( parnaiba) para fazer pesquisas e contribuir para o desenvolvimento do estado.

http://www.youtube.com/watch?v=uSnK-5mh_qc


http://www.youtube.com/watch?v=wAzvrNSRGAg

Nao ha laboratorios.
Nao ha doutores.
Nao ha pesquisas nos polos para ajudar no desenvolvimento na regioes longe da capital.

Eu sou contrar concentracao capital, mas sou a favor na polarizacao.