quarta-feira, outubro 20, 2010

Encontro discute estratégias para incrementar atividade turística

A Rota das Emoções, roteiro que integra as atrações do Delta do Parnaíba (PI), Lençóis Maranhenses (MA) e praia de Jericoacara (CE), foi um dos casos de sucesso apresentado durante o forum, no encontro que discute estratégias para incrementar atividade turistica. O trabalho dos gestores se estende com a participação no Congresso Brasileiro de Agências de Viagem (Abav-2010), que começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22).


Formular e definir as melhores políticas para a atividade turística passa pelo conhecimento. Quando mais informação, mais fácil será planejar as ações a curto, médio e longo prazos, tirando o melhor partido do patrimônio natural e cultural e promovendo o desenvolvimento sustentável. Estes são alguns dos pilares do trabalho adotado pela Fundação Themis, braço executivo de capacitação da Organização Mundial do Turismo.

“O turismo é reconhecido como uma ferramenta importante de combate à pobreza. Esta é uma das indústrias mais vigorosas do mundo e o potencial de negócios é enorme, sobretudo para as micro e pequenas empresas, afirmou o diretor executivo da fundação, Omar Valdez. Ele fez a palestra de abertura do X Encontro dos Interlocutores da Carteira de Turismo, que começou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, e segue até a manhã desta quarta-feira (20), reunindo todos os gestores desta carteira do sistema Sebrae.

Com um modelo mais simplificado e acessível para as entidades públicas interessadas na capacitação, Valdez expôs os diversos programas de gestão turística voltados para a formulação e definição de políticas e estratégias para o turismo, além de conceitos práticos, como estatística e economia. Outro diferencial importante apontado pelo diretor executivo da Themis é que os cursos também podem ser feitos on line.

Casos de sucesso

Para conhecer as práticas aplicadas em outros estados e estratégias bem sucedidas, foram apresentados ainda casos de sucesso. O Paraná, por exemplo, conseguiu tirar partido de pouco mais de 100 km de praia e atrair a atenção do turista fora da alta temporada.

O Sebrae local e parceiros estão resolvendo esta equação investindo fortemente no conjunto. Um estudo de oportunidades de negócios no litoral serviu como base da informação. Integração regional, associativismo e cooperativismo, acesso a mercado, gestão empresarial e artesanato como produção associada ao turismo foram algumas das ações. Em cinco anos, o número de turistas passou de 1,6 milhão para 2,4 milhões, um aumento de 33%, na região litorânea.

O Rota das Emoções, roteiro que integra as atrações do Delta do Parnaíba (PI), Lençóis Maranhenses (MA) e praia de Jericoacara (CE), foi outro caso apresentado. Por exigir o envolvimento do poder público de três estados, do empresariado e a conexão entre ações locais e regionais, o projeto é considerado de alta complexidade, mas tem se consolidado apostando na visão comum de desenvolvimento. Em 2009, foi escolhido como o melhor roteiro integrado pelo Ministério do Turismo.

“Este tipo de encontro concilia o conhecimento prático e teórico de trabalhos que estão sendo desenvolvidos em todo o País. Assim, os gestores tem a chance de conhecer e discutir presencialmente as melhores práticas e fazer reflexões sobre os projetos que desenvolvem”, avalia o gerente da unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços, Ricardo Guedes.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: ASN

Nenhum comentário: