terça-feira, setembro 21, 2010

Piauí bate recorde ao registrar 1.673 focos de queimadas

Avião usado pelo Instituto Chico Mendes combate incêndio em Uruçuí-Una
no sul do Piauí
O estado do Piauí bateu nesta segunda-feira o recorde histórico de queimadas. O Centro de Previsão de Temperatura e Tempo (Cptec) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou, baseado nos dados de quatro satélites, que o Piauí registrou de ontem a noite de hoje 1.673 focos de queimadas em todo o Piauí.

O Inpe informou que destes focos de incêndios, 216 foram registrados em Parques Nacionais e Unidades de Conservação mantidos pelo Governo Federal. O Instituto Chico Mendes de Diversidade Biológica está tentando controlar há três dias os focos de incêndios na Estação Ecológica de Uruçuí-Una, no município de Uruçuí, na Sul do Piauí.

O Instituto Chico Mendes está usando um avião para o controle do fogo na floresta da Estação Ecológica de Uruçuí-Una, onde foram registrados 88 focos de incêndio, destruindo a mata, mas também animais como lagartos e aves.

No Parque Nacional Serra das Confusões foram registrados 69 focos de incêndios, que estão sendo controlados por brigadas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

O Inpe informou que foram registrados 53 focos de incêndio no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que fica nas divisas do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Na APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra da Ibiapaba, no município de Caraúbas do Piauí, foram registrados seis focos de incêndio.

Matérias relacionadas:

Com informações do Cptec

Nenhum comentário: