![]() |
Alunos da educação integral recebem 3 alimentações por dia |
Prefeitura Municpal de Parnaíba implanta educação integral para 1700 alunos em 16 escolas, através do programa Mais Educação.
Dezesseis escolas da rede municipal de ensino, em Parnaíba, integram o Programa Mais Educação que já oferece ensino em tempo integral para 1700 crianças. Elas têm atividades esportivas, recreativas, ambientais, artísticas, culturais, letramento, reforço escolar, entre outras. Além disso, para atender às necessidades nutricionais dos alunos foram acrescentadas duas refeições diárias totalizando três refeições para os alunos assistidos pelo Mais Educação.
![]() |
Equipe formada pela nutricionista; Socorro Arcanjo, Cristiane Almeida; Coordenadora escolar, Graça Matias: Coordenadora da Sec. de Educação |
O programa foi implantado com o apoio do prefeito José Hamilton Castelo Branco, através da Secretaria Municipal de Educação. “A alimentação escolar nas unidades atendidas em Parnaíba foi incrementada com itens adicionais, comprados com recursos próprios do município, por decisão do prefeito municipal”, informou a professora Edilene Soares, diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela os lanches e refeições oferecidos dentro deste programa em Parnaíba têm qualidade superior ao que determina o Ministério da Educação.
As atividades do Programa Mais Educação são realizada também por meio de parcerias com associações, grupos culturais e ginásios. Um desses espaços utilizados pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto Jonas Correia, do Joaz Sousa, é o pátio da associação de moradores da comunidade, onde as crianças recebem aulas de letramento. A coordenadora da escola, Cristiane Almeida, disse que 120 crianças revezam em turmas, três vezes por semana para participar das atividades. “Temos buscado parcerias para ajudar a dinamizar o processo evolutivo na educação dessas crianças” afirma Cristiane.
A coordenadora do programa pela Secretaria Municipal de Educação, Graça Matias, relata que já são notórias algumas diferenças na educação das crianças, como mudança de comportamento, postura junto à família, maior empenho na execução das tarefas e responsabilidade. “As famílias estão mais participativas nas escolas beneficiadas pelo Programa Mais Educação”, comentou a coordenadora.
Quanto às refeições, a nutricionista Socorro Arcanjo, da Secretaria de Educação, informa que os alunos assistidos pelo programa recebem um lanche pela manhã, almoço ao meio dia e mais um lanche no período da tarde, seguindo um cardápio que foi readaptado de acordo com as necessidades nutricionais, por faixa etária. No cardápio foram incluídas frutas e verduras. “Procuramos colocar itens que ajudem a promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças” disse a nutricionista.
Incluída no Mais Educação, a Escola Municipal José Alexandre Rodrigues também vem obedecendo o cronograma de atividades do Programa. Lá cerca de 100 alunos são assistidos com seis ações, entre as quais, letramento, matemática, prevenção e promoção da saúde, xadrez, horta e capoeira. De acordo com a diretora da escola, Sirlane Galvão, o programa representa um grande avanço na educação de Parnaíba e garante mais tranqüilidade aos pais dos alunos selecionados. “Os pais sentem-se mais tranqüilos sabendo que seus filhos estão na escola. Principalmente aqueles pais que precisam trabalhar e não têm com quem deixá-los”, disse a diretora.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Paulo Ferreira/ASCOM PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário