91 candidatos Ficha Suja foram cassados pelo TRE-PI |
Com base no nova lei "Ficha Limpa", no estado do Piauí, 21% das candidaturas foram cassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral o que representa um total de 91 candidatos
Após realizar sessão extraordinária, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí concluiu nesta quinta-feira (4) os julgamentos das candidaturas às eleições de 2010 com um balanço de 91 cassações. As principais irregularidades foram contas rejeitadas, pendências na Justiça Eleitoral e candidatos que caíram na lei da Ficha Limpa. O TRE cassou duas candidaturas a governador. A do pastor Francisco Macedo (PMN) e a da professora Lourdes Melo, do PCO.
No início da semana, o presidente do TRE informou que o Piauí era um dos Estados com maiores índices de cassações. Ele se baseava no site do TSE. Dos 415 pedidos de registros, 91 foram indeferidos, o que chega à marca do 21%. No último dia de sessão, 14 candidatos tiveram registros cassados.
O candidato do Psol, José Romualdo Lopes de Sousa, o Brasil, que foi cassado semana passada, recorreu e, hoje, os juízes concederam seu registro, após sanar pendências eleitorais. Com isso, sete candidatos vão disputar o governo do Piauí nas eleições de outubro.
Os senadores Heráclito Fortes (DEM), primeiro secretário do Senado, e Mão Santa (PSC), também segundo secretário, foram liberados pelo TRE. Os dois tiveram pedidos de impugnação de registros ajuizados pelo Ministério Público Eleitoral. A acusação foi de que Heráclito e Mão Santa são candidatos ficha suja por responderem ações de abuso do poder político e econômico.
O ex-governador Wellington Dias (PT), que renunciou o mandato para disputar o Senado, teve registro deferido pelo Tribunal. Ele também respondeu ação do procurador eleitoral que o acusou de candidato Ficha Limpa.
O presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio, destacou que o tribunal julgou com "um terço na mão e um porrete na outra". Para ele, o resultado foi positivo.
"Foi bastante proveitosa. Só não foram julgados todos os processos porque cinco deles foram convertidos em diligências. No entanto, na segunda-feira a gente exaure a pauta por completo", garantiu o presidente.
Edição: Jornal da Parnaíba
Yala Sena/Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário