![]() |
| Prefeito Municipal de Parnaíba, José Hamilton e autoridades participaram da inauguração do Memorial Humberto de Campos (Foto: Wanderlei Portela) |
O Memorial de Humberto de Campos, inaugurado neste final de semana próximo passado (14.08), por ocasião do aniversário da Parnaíba, exibe o fardão e outros objetos usados pelo escritor na Academia Brasileira de Letras.
O Prefeito Municipal de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, participou da cerimônia de inauguração do Memorial de Humberto de Campos, na noite de sábado, 14 de agosto, na Academia Parnaibana de Letras (APAL). Entre as peças dispostas aos visitantes estão o fardão e o espadim utilizados pelo escritor na Academia Brasileira de Letras (ABL), máquina de escrever, originais de crônicas, entre outros objetos de uso pessoal.
![]() |
| Decerramento da placa do Memorial Humberto de Campos |
A inauguração fez parte das comemorações dos 166 anos de emancipação política do município. O memorial de Humberto de Campos é resultado da parceria entre a Apal e a Prefeitura de Parnaíba, no sentido de resgatar objetos e memórias pertencentes ao escritor maranhense, membro da Academia Brasileira de Letras, que dedicou parte de sua vida à cidade de Parnaíba.
Durante a solenidade o prefeito foi referenciado pelo presidente da Apal, acadêmico Antonio de Pádua Ribeiro dos Santos, por ter proporcionado a compra do acervo que consta no memorial. O material foi adquirido no Rio de Janeiro com recursos da Prefeitura de Parnaíba, viabilizados por um projeto de lei proposto pelo prefeito municipal e aprovado pela Câmara Municipal de Parnaíba.
O Memorial de Humberto de Campos conta com um rico acervo de peças e acessórios que pertenceram o escritor maranhense, Humberto de Campos Véras, que desde a sua infância morou e teve suas primeiras inspirações literárias em Parnaíba, chegando a tornar-se uma das personalidades mais importantes da história cultural da cidade. No memorial encontram-se, peças como, o fardão acadêmico, uma máquina de datilografia, recortes de jornais, brasões, fotos, documentos impressos e manuscritos, entre outros objetos.
Todo o material ficará exposto para visitação na sede da academia, situada na Rua Alcenor Candeira, 680 ao lado da Câmara Municipal obedecendo, datas e horários posteriormente determinados pela Apal.
Edição: Jornal da Parnaíba
Texto: Paulo Ferreira|ASCOM PMP
Texto: Paulo Ferreira|ASCOM PMP


Nenhum comentário:
Postar um comentário