segunda-feira, agosto 30, 2010

Mão Santa entre os mais eloqüentes oradores da história do Senado

Livro coloca Mão Santa entre os mais eloqüentes
oradores da história do Senado Federal do Brasil
O senador piauiense Mão Santa (PSC) figura entre os mais eloqüentes oradores do Senado Federal, tomados todos aqueles da 1ª e 2ª República e também o dos tempos atuais. A informação consta do livro “Peço a Palavra, pela Ordem!”, de autoria do senador Paulo Duque, do Rio de Janeiro.

Entre os nomes que compõem a lista estão: Rui Barbosa, João Neves, Manoel Villaboim, Souza Filho, Afonso Arinos, Gustavo Capanema, Rui Ramos, Otávio Mangabeira, Plínio Salgado, Almino Affonso, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Márcio Moreira Alves, Paulo Brossard, Jarbas Passarinho, Marco Maciel, Pedro Simon, José Sarney, Antônio Carlos Magalhães, Getúlio Vagas e João Goulart.

Para Mão Santa, o livro é resposta aos
petistas que defendem sua derrota
para o Senado.
“Este livro, contém pronunciamentos de oradores eloqüentes, de vários estilos; sem privilegiar ideologias; sem preferência a partidos. Todos tiveram papel relevante na tribuna, cada qual ao seu estilo, com ou sem longa história parlamentar. Foram eles, os oradores, escolhidos segundo critérios diferenciados, tal qual o período em que atuaram, a influência do pronunciamento, as conseqüências de sua atuação, a atualidade do discurso e sua repercussão na época”, diz o prefácio, informando os critérios de escolha.

O discurso de Mão Santa que figura no livro é o proferido no dia 13 de março de 2003, em homenagem à comemoração dos 180 anos de participação do Estado do Piauí na Batalha do Jenipapo. “A eloqüência é uma arte que só pode atuar em determinadas condições, só pode brilhar no meio das crises e das agitações sociais. Assim, sem termos a verdadeira agitação, a eloqüência não pode progredir em sua grandeza”, conclui o prefácio, assinado por Pérsio Jordani, especialista em Reforma Política Brasileira.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Jornal Meio Norte

Nenhum comentário: