Uma caminhada ecológica, com a participação de mais de cem pessoas, marcará o último dia do Ecopraia 2010, neste domingo, 1º de agosto, que está acontecendo no litoral piauiense. O Ecopraia destaca a importância de se preservar um recanto ecológico dos mais queridos e procurados: o litoral piauiense.
O projeto que vem sendo desenvolvido por todo o mês de julho, numa promoção do Sistema de Comunicação O DIA, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, com a mudança de hábito. Pelas praias do Barramares, Coqueiro e Atalaia, os integrantes da caminhada farão a coleta de objetos recicláveis, com início marcado para as 8h, em Barramares. Um dos organizadores do evento, secretário de Turismo de Luís Correia e ambientalista Alcide Filho, destaca que o Ecopraia tornou-se uma griffe do cidadão, uma declaração de amor ao litoral piauiense, ao meio ambiente em geral: “A participação de empresas privadas, de outras instituições e de pessoas físicas é uma prova inquestionável de que a sociedade está percebendo que ela tem de intervir
quando se trata de um problema que atinge a todos, no caso os maus-tratos ao meio ambiente”, diz o ambientalista, ressaltando que não pode ficar esperando que o poder público resolva todos os problemas.
Alcide Filho acentua que o Ecopraia conseguiu um grande feito no litoral: “Fiquei muito surpreso com a acolhida dos turistas, com o entusiasmo da população para com o projeto. As pessoas estão ansiosas por resultados, trabalhando, dando a sua contribuição para que
tenhamos praias limpas, uma cidade limpa, um mundo menos poluído”, observa. O ambientalista ressalta ainda que dentre os participantes da caminhada ecológica estão a Associação das Marisqueiras, Associação SOS Natureza de Luís Correia, a turma do Kitesurf, os surfistas, jovens das comunidades locais e os estudantes de Turismo.
Em 2011, um número bem maior de pessoas deverá estar participando do acontecimento, de acordo com Alcide Filho: “Eu confesso que fiquei surpreso com o sucesso desse trabalho, e acredito que no ano que vem teremos um número bem maior de participantes. Este ano foi um marco, em decorrência da grande aceitação, foi o início de um trabalho que terá continuidade, com a participação de mais instituição. Não vamos esmorecer; vamos continuar nessa luta para termos um mundo mais humano, onde podemos viver em harmonia com a natureza e, em consequência, com nós mesmos”, argumenta.
Colaborando com a caminhada, a Panificadora Modelo, com o fornecimento de sucos e lanches, a Indústria de Laticínios Longá - que irá oferecer produtos lácteos aos participantes e a empresa Liquigás, que disponibilizará água mineral aos participantes.
O que encontrar no espaço Ecopraia
CONEXÃO COM O PLANETA
Agir Global no seu próprio local. O Eco é lógico. Preservar é assegurar. Destruir é extinguir. No embalo da canção, trilhas instrumentais para momentos de conscientização. Conteúdo ecodidático com criatividade e informação associa-se a produtos, marcas institucionais e serviços qualificados.
ESTRUTURA
Antenado com a cultura verde que se propaga no Planeta, o espaço Ecopraia propõe instalar a ecocidadania em uma área coberta e integrada por módulos de 6x6 m² sob tendas. Mais 12 módulos expositores, tipo vitrine verticais, vão expor e repercutir o conteúdo de ecocidadania, com reciclados e arte ecológica.
DECORAÇÃO E TRILHA SONORA
Malhas tencionadas, bandeirolas e cataventos com temas de animais da região do litoral compõem uma decoração apropriada. Trilha sonora instrumental e DJ com sons incidentais da natureza. Os módulos expositores dos baneres são montados em molduras de bambus e tabocas. Os coletores do espaço Ecopraia são jacás de fibras naturais biodegradáveis.
CONTEÚDO AMBIENTAL
Descobrir que simples atitudes fazem grandes diferenças. Em cada módulo temático acontecem demonstrações e atitudes, uma convocação para que todos pratiquem ações ecologicamente corretas.
No espaço Ecopraia, temas como a reciclagem, coleta seletiva, uso inteligente de energia e consumo ecológico de água, bem-estar, produtos orgânicos, tecnologias verdes, arborização, exemplos de empresas com responsabilidade ambiental e muito mais.
Leia também:
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Jornal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário