quinta-feira, agosto 12, 2010

Confirmada a existência de gás na Bacia do Parnaíba

A descoberta de gás natural na Bacia do Parnaíba, que pode sinalizar também a existência de petróleo na região, foi celebrada pelo governador do estado do Piauí, Wilson Martins, que cumpre agenda hoje na região Norte do Estado, como um sinal muito claro de que haverá cada vez mais interesses de grandes investimentos no Piauí, até mesmo na prospecção de gás e petróleo.

O empresário Eike Batista (foto) anunciou na manhã dessa quinta-feira, pelo twitter, a descoberta de gás no poço OGX-16, localizado na bacia terrestre do Parnaíba, situada entre os Estados do Piauí e Maranhão. O poço, informou o empresário, fica no estado maranhense, a 260 quilômetros de São Luís.

Esta descoberta deve ser a primeira de uma série, declarou em teleconferência com analistas, Paulo Mendonça, diretor-geral da OGX. “Depois de gastar R$ 59 milhões com exploração, tenho certeza que teremos mais descobertas. Já temos mais de 20 estruturas prontas para serem prospectadas”, afirmou. A expectativa é de boa produção e alta lucratividade.

O anúncio da OGX foi comemorado por Wilson Martins, que tem sido o grande entusiasta das pesquisas minerais no subsolo piauiense – incluindo aquelas destinadas a avaliar o potencial de hidrocarbonetos – gás natural e petróleo. Há, no entendimento do governo, agora um reforço para se ampliar as pesquisas para detecção de petróleo no território piauiense.

As pesquisas nesse campo estão acontecendo desde 2008, numa iniciativa da Petrobras, atendendo à provocação do Governo do Estado. No lado piauiense, as pesquisas estão concentradas especialmente no médio Parnaíba e na região de Floriano, mas também alcançam outras regiões do Estado.

Wilson Martins se destacou como o principal defensor destas pesquisas, desde quando coordenava o Núcleo de Pesquisas Especiais (Nepe), no governo Wellington Dias.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: