quarta-feira, agosto 04, 2010

1ª rádio fundada no Piauí e segunda do Nordeste fecha as portas

Transmissor da Rádio
Educadora de Parnaíba
O Diário Oficial da União, publicado no dia 29 de julho, declarou extinta a concessão da Rádio Educadora de Parnaíba, a primeira emissora de rádio do Piauí e a segunda do Nordeste, sediada na cidade de Parnaíba, no litoral piauiense.

A Rádio Educadora foi criada no dia 03 de maio de 1940, dezoito anos depois do surgimento da primeira emissora de rádio do Brasil. A emissora era sintonizada através da frequência 920 kHz AM, sendo considera a pioneira de todo o Estado do Piauí.

Junto com a Rádio Educadora foram extintas também as concessões da Rádio Alvorada do Sertão, de São João do Piauí; a Rádio Vitória de Batalha, em Batalha e a Rádio Difusora Vale do Uruçuí, em Uruçuí (PI).

O mesmo decreto do Ministério das Comunicações extinguiu as concessões de rádios no Piauí, fez a renovação de 10 emissoras em onda média, uma de onda curta, uma de TV e oito perempções (extinções). Todos os atos ainda vão passar por deliberação do Congresso Nacional pra produzir efeitos legais.

A Rádio Educadora nasceu com a transferência do “rádiotécnico Evaldo Carvalho, que trocou Fortaleza por Parnaíba, onde instalou sua oficina numa dependência do escritório de Alcenor Madeira, à época, um revendedor de rádio – receptores”. Os dois foram responsáveis pelas primeiras experiências com o rádio em Parnaíba, empurrados que foram pela necessidade de aparelhagem que ajudasse no labor cotidiano da oficina: Quando das experiências de calibragem do rudimentar aparelho de fabricação de Evaldo e Alcenor, notaram eles que o oscilador estava extraordinariamente potente para os fins a que destinava, pois sua onda causava interferência nos receptores vizinhos. Foi quando de ambos os experimentadores surgiu a lembrança de adaptar uma antena ao oscilador, o que foi feito imediatamente. Logo depois, Evaldo saiu percorrendo as casas da vizinhança e com satisfação, notava que uma intensa onda de rádio-freqüência estava chegando a todos os rádiosreceptores.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de Francisco Brandão/Proparnaíba

Nenhum comentário: