sexta-feira, julho 09, 2010

Surto de malária em Buriti dos Lopes assusta o Piauí

(Praça Nossa Senhora dos Remédios em Buriti dos Lopes-Pi)
O município de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí, vive um surto de malária. Quinze casos já foram registrados do dia 24 de junho até esta sexta-feira (09/07) em três povoados do município. Pior: A Secretaria Estadual de Saúde ainda não enviou uma equipe de especialistas ao local porque os carros oficiais estão sem combustível e os postos não querem mais abastecer devido à inadimplência.

Dentre os doentes estão crianças. Uma delas estaria entre a vida e a morte. O caso estava sendo mantido ‘a sete chaves’, mas a reportagem do ai5piaui descobriu e até se infiltrou na Secretaria Estadual de Saúde.

Nosso jornalista [ai5piaui] infiltrado constatou que os especialistas da Secretaria de Saúde fazem o monitoramento do surto de malária através de telefonemas. É por telefone que os profissionais de saúde passam as orientações para o pessoal da Regional de Saúde de Parnaíba.

A morte de um cinegrafista em Teresina vítima de malária, em janeiro, assustou a população do Piauí. Na época a SESAPI (Secretaria de Saúde do Estado do Piauí) e especialistas disseram que a população não tinha por que se preocupar.

A doença começou a se manifestar no município de Buriti dos Lopes (PI) no dia 24 de junho. De lá pra cá, a cada dia surgem novos casos.

Desde segunda-feira passada (05/07) que uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde deveria estar no município fazendo um estudo minuncioso para barrar o surto. A viagem não foi feita porque até o final da tarde desta sexta-feira (09), não tinha ‘uma gota’ de combustível no veículo que deveria transportar os profissionais de saúde.

Ainda não existe uma vacina contra a malária, ou paludismo, como também é conhecida a doença. Mas cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, anunciaram no início da semana passada resultados promissores de uma vacina experimental, que já foi testada em 100 crianças da África Central e obteve resultados positivos, com respostas similiares ou até melhores do que outros tratamentos já conhecidos.

Prevenções:

Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta, calafrios, vômitos, sudorese e dor de cabeça. O tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde é feito a base de medicamentos, não pode ser interrompido e é distinto para cada tipo de malária. São dois tipos da doença: malária vivax e malária falciparum.

Para prevenir a malária, que mata cerca de três milhões de pessoas por ano e afeta mais de 500 milhões de pessoas, autoridades de saúde recomendam a utilização de remédios via oral, todas as vezes que for viajar para áreas de infestação. A prevenção deve ser receitada por um médico infectologista.

RECOMENDAÇÕES MÉDICAS

Recomendações quando for viajar para regiões infestadas pelo Anopheles:
*Use repelente no corpo todo, camisa de mangas compridas e mosquiteiro, quando estiver em zonas endêmicas;
*Evite banhos em igarapés e lagoas ou expor-se a águas paradas ao anoitecer e ao amanhecer, horários em que os mosquitos mais atacam;
*Procure um serviço especializado se for viajar para regiões onde a transmissão da doença é alta;
*Não faça prevenção por conta própria e, mesmo que tenha feito a quimioprofilaxia, se tiver febre, procure atendimento médico;
*Nunca se automedique.
 
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações do ai5piauí

Nenhum comentário: