sexta-feira, julho 30, 2010

Murici dos Portelas-PI: a cada 3 eleitores 1 não sabe ler nem escrever

Em 44 cidades do Piauí, mais de 20% do eleitorado é analfabeto. Em Murici dos Portela, a cada três eleitores um é não saber ler nem escrever

Um fato preocupante marca o levantamento do eleitorado piauienses, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano. Em 44 municípios, ou seja, quase 20% do total no Estado, o percentual de eleitores analfabetos aptos a votar em outubro ultrapassa a casa dos 20 pontos.

A situação é ainda mais alamante em cinco dessas 44 cidades, em que o índice ultrapassa os 30%. O caso mais grave é encontrado em Murici dos Portelas, onde mais de 32% do eleitorado apto a ir às urnas em outubro encontra-se no item desse grau de instrução, segundo estatística do TSE

Em média, é como se um em cada três eleitores de Murici dos Portelas fosse analfabeto. Quando esse índice é somando com os que sabem apenas ler e escrever, ele sobe para mais de 70% do eleitorado. O voto do analfabeto é facultativo, segundo a lei eleitoral.

Além de Murici, as outras cidades do Piauí que apresentam índice de analfabetismo do eleitorado acima da casa dos 30 pontos percentuais são, em ordem alfabética: Caraúbas (31,9%); Jaicós (30%,3%); Joca Costa (30,6%) e Massapê do Piauí (31,7%).

Municípios como Caxingó, Miguel Alves, São Felix e Tamboril, têm os índices de analfabetismos no eleitorado superior a 29%.

Para os especialistas, os altos índices de analfabetismo entre os eleitores provocam a ocorrência do famoso voto de cabresto. “Esses eleitores, muitas vezes, votam em quem o patrão manda, ou simplesmente naquele que lhe dá algo. Muitas vezes não sabem nem em quem estão votando”, disse Cleber de Deus, cientista político.

Conforme a pesquisa, mais de 287,1 mil pessoas do Piauí que estão quites com a Justiça Eleitoral são analfabetos. Se somar com aqueles que sabem apenas ler e escrever, os conhecidos “analfabetos funcionais”, esse número vai para 900.898 eleitores, ou cerca de 40% do eleitorado piauiense para as eleições 2010.

O índice do Estado é o quarto maior do país, entre os analfabetos, ficando atrás apenas de Acre, Maranhão e Alagoas. Segundo o levantamento do TSE, o número de eleitores no Piauí cresceu 9,17% em relação às eleições gerais de 2006.

Atualmente, o eleitorado piauiense é composto por 2.263.834 pessoas aptas a votar. Trata-se do 15º maior colégio eleitoral do país. As mulheres, pela quinta quarta eleição presidencial seguida, é maioria: 51,25%.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: TSE e João Henrique Bezerra

Nenhum comentário: