O Procurador Regional Eleitoral, Marco Aurélio Adão, entrou com pedido de impugnação da candidatura do senador Heráclito Fortes, por entender que o mesmo está inelegível por que foi condenado em colegiado pelo Tribunal de Justiça, em ação popular e por abuso de poder econômico em benefício próprio.
O procurador também entrou com impugnação ao candidato a governador Francisco Macêdo do PMN, ele está inelegível por não estar quite com a justiça eleitoral e não prestou contas com a justiça na campanha de 2006.
Ele também pediu a impugnação de Luis Freitas Monção, candidato a primeiro suplente do senador pelo PSOL, da candidata a deputada estadual pela coligação PP e PDT, Elza de Almeida Nunes, o primeiro suplente de senador Francisco das Chagas Silva Vale, candidato do PSL, Raimundo Lima de Almeida, candidato a deputado estadual pelo PHS, João Gervasio dos Santos Neto, candidato a senador pelo PSTU, Pedro Henrique de Arêa Leão Costa, do candidato a deputado estadual José Roncalli de Costa Paulo do PSDB, Raimundo Nonato Bona, candidato a deputado federal pelo PRB, do candidato a deputado estadual José Maria Silva Monção do PTB.
José Nery de Sousa, candidato a deputado federal pelo PP. Ele foi condenado a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos, em ação civil por ato doloso de improbidade administrativa, que importou em lesão ao patrimônio público. Foi pedida a impugnação do candidato a deputado estadual, João Falcão pelo PSC, pois está na lista dos gestores onde as contas foram desaprovadas por irregularidade.
Pediu também para a candidatura de Álvaro Nery,candidato a primeiro suplente de senador. Antonio Reinaldo da Silva, candidato a deputado estadual pelo PMN, Cleoplínio Dias da Silva do PV e Carlos Nery Costa.
Outros pedidos feitos por partidos e coligações
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI - recebeu até o início da noite desta terça-feira (13), em seu setor de protocolo, 38 pedidos para impugnação de 35 candidaturas no Estado. O prazo para tentar impedir que alguém, com motivo legal, seja impedido de disputar as eleições, terminou hoje.
O pastor Francisco Macedo (PMN) é o único candidato a governador inserido na lista, a pedido da procuradoria, que ingressou com ações para todos os nomes citados. O senador Heráclito Fortes (DEM) teve ainda ação do PV e do PSL. Ele tem condenação na Justiça do Piauí, da qual recorre em Brasília, e seria enquadrado na lei da "ficha limpa". O PV também acionou o ex-governador Wellington Dias (PT), candidato ao Senado.
Ministério Público, partidos e coligações políticas, poderiam ingressar com ações para impedir candidaturas, que agora serão julgadas pelo TRE.
Veja lista dos candidatos com pedidos de impugnação
Heráclito Fortes
Wellington Dias
Joaquim Saraiva
José Felipe de Araújo
José João da Silva
José Maria da Silva Monção
José Nery Sousa
Luis Carlos do Nascimento
Luis Carlos da Silva
Roberto John
Ubiratan Benvindo Figueiredo
Valdemar Machado Vieira
Roncalli Paulo
João Falcão Neto
Mão Santa
Marco Antônio de Sousa Almeida
Maria de Jesus Cardoso da Costa
Paulo César Vilarinho Soares
Raimundo Lima de Almeida
Raimundo Nonato Bona Carbureto
Pedro Henrique de Area Leão Costa
João Gervásio dos Santos Neto
Francisco Jorge Lopes de Sousa
Francisco das Chagas Silva Vale
Elza Waquim Bucar de Almeida Nunes
Francisco Barbosa de Macedo
Alberto Luiz Freitas Monção
Álvaro Nery
Aluizio Hermeto Soares da Costa Filho
Antônio Carlos de Oliveira
Antônio de Deus Neto
Antônio Reinaldo Fernandes da Silva
Carlos Henrique Nery Costa
Carlos Luís Nunes de Barros
Cléo Pinho Dias da Silva
Links relacionados:
- TRE-PI recebe o primeiro pedido de cassação da candidatura baseado no "Ficha Limpa";
- Bomba! Ex-governador Wellington Dias pode estar inelegível por "ficha suja";
- Roncalli Paulo, Paulo César Vilarinho, Heráclito e W.Dias podem ser impugados;
- Ficha Limpa poderá atingir 10 candidaturas no Piauí;
- Ficha Limpa: Confira a lista dos inelegíves do Piauí;
- Piauí é o estado com maior número de candidatos a governador com 14 registrados.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Efren Ribeiro/Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário