Teresina é uma das cidades que fazem parte do Caminho Entre Rios - Rota das Emoções – Jeri-Delta-Lençóis; Serras Nordeste – Entre Parques e Opalas; e Caminho Entre Rios. Esses são os roteiros turísticos que serão apresentados durante Exposição de Turismo, que acontecerá em Teresina. A mostra funcionará de 27 a 29 deste mês, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, na capital piauiense.
O evento vai contar com a presença de empresários dos Estados que tem destinos inseridos nos roteiros. A Rota das Emoções envolve os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará; o Serras Nordeste contempla destinos no Piauí e no Ceará. Já o Caminho Entre Rios foi estruturado com sete municípios piauienses, localizados entre os principais rios do Estado: o Poti e o Parnaíba.
“Queremos divulgar ainda mais os produtos turísticos que envolvem o Piauí, de forma a atrair mais pessoas para essas regiões. Os três roteiros, que serão apresentados na mostra, reúnem belezas inigualáveis, patrimônio histórico, além de outros atrativos. São destinos com imenso potencial natural e econômico e que merecem ser visitados”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.
Durante a exposição, agências de viagens, de todos os destinos que fazem parte do roteiro, estarão comercializando pacotes turísticos. O artesanato típico dessas regiões também terá espaço na exposição.
“É importante que os piauienses conheçam as belezas do nosso Estado. Através dos roteiros, agora é possível ter acesso a uma gama de atrativos turísticos que antes era desconhecido de muitas pessoas A idéia é que essa exposição se consolide ao longo dos anos e conquiste espaço no calendário de eventos do Estado”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
A programação do evento contará ainda com Rodada de Negócios entre empresas localizadas no roteiro e agências de turismo que comercializam pacotes para esses destinos. Será uma oportunidade para troca de experiências e para aproximação comercial.
“A idéia é dar visibilidade aos roteiros, principalmente para o público de Teresina. Por isso escolhemos o Teresina Shopping para a realização da exposição, já que naquele espaço circulam cerca de vinte mil pessoas diariamente. Esperamos com esse evento, não só aumentar o fluxo de turistas nessas regiões, mas incentivar o envolvimento de mais empresas nesses projetos que tem contribuído para o desenvolvimento do Piauí”, destaca o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae Piauí, Gilson Vasconcelos.
Cada um dos roteiros trabalha com empresas dos mais diversos setores do turismo, desde hotelaria, agências de viagens, restaurantes, guias, condutores de visitantes e artesãos.
Cento e sessenta empresas participam da Rota das Emoções. Do Serras Nordeste são sessenta e sete. O Caminho Entre Rios envolve cento e trinta empresas. “Queremos que todos os roteiros conquistem a mesma visibilidade da Rota das Emoções, tanto a nível estadual como nacional e internacional”, relata Vasconcelos.
As rotas integradas se mostram uma excelente opção para as empresas que trabalham com turismo. Antes mesmo da estruturação do roteiro, o empresário Marcos Fontenele, da Eco Adventure, de Parnaíba, já desenvolvia ações turísticas na Rota das Emoções. “Faz onze anos que trabalho nessa região, mas depois da estruturação do projeto, o volume de venda de pacotes para esses destinos aumentou consideravelmente”, explica o empresário.
Marcos aponta a visibilidade do projeto como sendo uma das principais causas para o aumento da demanda. O empresário informa ainda que 70% dos turistas que compram os pacotes são brasileiros, mas que o público internacional tem crescido a cada ano.
A Eco Adventure oferta cerca de quarenta pacotes, dos mais variados preços e durações, com transporte, hotel e até alimentação, dependendo da escolha do cliente. São pacotes que saem de São Luis e seguem até Jericoacoara, como também saindo de Parnaíba, Teresina e Fortaleza.
Marcos conta que a participação em feiras e exposições nacionais colaboram com a expansão do roteiro. Ele creditou o crescimento do fluxo da rota, a participação nesses eventos. “Com as exposições, a facilidade de comercialização e negociação do roteiro fica mais evidente, e isso melhora e agrega valor ao produto que nós oferecemos”, conta o empresário.
ROTA DAS EMOÇÕES
Delta do Parnaíba, Parque Nacional de Jericoacoara e Lençóis Maranhenses. Esses são os principais atrativos da Rota das Emoções. O mais conhecido dos roteiros, premiado em 2009 pelo Ministério do Turismo como o Melhor Roteiro Turístico do país, é também o mais consolidado no mercado e o que mais atrai turistas nacionais e estrangeiros.
O roteiro permite aos apaixonados por mar desfrutar de vários cenários. Aventura, praia, ecoturismo, culinária e artesanato permeiam toda a rota. A Rota das Emoções inclui o único Delta em mar aberto das Américas. Nos Lençóis Maranhenses é possível apreciar as belas dunas e lagoas azuis. Em Jericoacoara, no Ceará, a praia encanta pela beleza, sendo um dos destinos preferidos de praticantes de esportes náuticos do mundo inteiro.
A Rota das Emoções é uma ação do Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, em parceria os governos estaduais e prefeituras municipais, tendo o apoio do Ministério do Turismo.
Esse destino possui trezentos quilômetros de extensão e quase seiscentos empreendimentos turísticos, entre hotéis, agências de viagens, restaurantes e tantos outros estabelecimentos dos três Estados.
SERRAS NORDESTE
Uma opção para os turistas que querem conhecer outro lado do Nordeste são as serras da região, que encantam pela beleza e pelo clima ameno, com ventos propícios para os esportes radicais. Envolvendo seis cidades, três no Piauí e três no Ceará, o Serras Nordeste percorre cenários bucólicos e aventureiros. Uma mescla de cultura, pré-história, parques ecológicos, grutas e ecoturismo.
Percorrer as cidades de Piracuruca, Piripiri e Pedro II, no Piauí, é desafiador. O fascínio do Parque Nacional de Sete Cidades e suas construções geológicas de pedras e pinturas rupestres podem ser apreciados nesse destino. A cidade de Piracuruca com o centro histórico e construções religiosas barrocas é outro atrativo do roteiro. Experimentar todos os sabores da culinária piripiriense e a riqueza de seu artesanato também é possível para quem percorre o Serras Nordeste. Não encantar-se com o paradisíaco Morro do Gritador e com o brilho inconfundível das multicores das opalas em Pedro II é algo quase improvável para quem visita a região.
O Ceará integra o roteiro com as cidades de Ubajara, Viçosa e Tiangúa. A Serra da Ibiapaba, o Parque Nacional de Ubajara, os esportes radicais de Tiangúa, os licores e a igreja do céu em Viçosa, são alguns dos atrativos que o Estado oferece. Nesta parte do roteiro, o turista pode aproveitar para testar toda a sua coragem saltando de parapente, e o seu paladar ao saborear a Maracuchaça e as tanajuras fritas, servidas como aperitivo.
CAMINHO ENTRE RIOS
Envolve sete municípios piauienses banhados pelos rios Poti e Parnaíba. O Caminho Entre Rios passa pelas cidades de Teresina, União, Castelo do Piauí, Altos, Campo Maior, José de Freitas e Buriti dos Montes, todas localizadas na região norte do Piauí.
Com açudes, barragens, cachoeiras e corredeiras, esses municípios reúnem tradições culturais, gastronomia, eventos de negócios, história e sítios arqueológicos, que atraem a atenção dos turistas. É uma opção para o turismo rural e de negócios.
Links relacionados:
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Thays Teixeira e Antônia Pessoa / Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário