terça-feira, julho 20, 2010

Apesar de produtor, no Piauí não é vantagem abastecer com álcool

O preço do álcool cai no ano e é mais vantajoso em 13 Estados brasileiros; O levantamento é da ANP baseado nos valores cobrados nos postos de combustíveis. O Piauí apesar de ser um dos grandes produtores de álcool do Nordeste inexplicavelmente está fora da lista dos estados onde é vantajoso utilizar o combustível.

Desde o ano de 2003, a empresa Comvap que é administrada pelo grupo pernambucano Olho d’Água. Situada na cidade de União, é atualmente a maior produtora de açúcar e álcool do estado do Piauí e uma das maiores do Nordeste, a Convap sozinha é responsável por cerca de 30% do açúcar consumido em todo o estado. Atualmente, a empresa emprega mais de 3.000 trabalhadores diretos e contribui significativamente na geração de empregos indiretos através de parcerias firmadas pelo grupo. Em 2009 a Comvap produziu 46 milhões de litros de álcool.

Com a queda média de 19,84% no preço do litro do álcool combustível em todo o país, de janeiro a julho, abastecer com álcool combustível é mais vantajoso em 13 Estados, de acordo com levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo), baseado nos valores cobrados nos postos de combustíveis.

Para os consumidores da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, deixar a gasolina de lado para usar álcool é compensador.

Cálculos de especialistas, baseados no poder calorífico dos combustíveis, apontam que o álcool é competitivo até chegar a 70% do preço da gasolina. Para fazer a conta, deve-se dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado ficar acima de 0,70, o álcool deixa de ser vantajoso.

Em Alagoas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Distrito Federal os preços estão equilibrados. Nos demais a gasolina ainda é vantajosa.

O preço médio do litro do álcool combustível em São Paulo ficou em R$ 1,291 na semana passada, segundo o monitoramento da ANP.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: