Os artesãos piauienses estão sendo preparados para participação na 13ª Feira Nacional de Artesanato de Recife. Trata-se de um dos eventos mais importantes para exibição e comercialização das peças produzidas pelo pessoal cadastrado junto ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart-PI).
O evento de Recife está previsto para o período de 2 a 11 de julho, com a participação de 15 entidades do Piauí envolvendo cooperativas, grupos de produção, associações e artesãos individuais. O Estado participa do evento, conhecido pela sua importância mercadológica, produtos da arte santeira, cestaria, trançado, alimentos (doce, cajuína, bombons, cajuína, paçoca e maria isabel), todos representantes da autêntica comida piauiense. Para Rose Santos a Fineart é conhecida pelos bons índices de comercialização alcançados pelos produtos piauienses e o retorno financeiro garantido.
O Prodart-PI está concluindo, com recursos do Ministério do Turismo, reforma que pretende reunificar as cores do prédio da Praça Pedro II, revitalizando o Centro de Artesanato com vistas à promoção de eventos ao longo de toda a semana incluindo happy hour e programação para fim de semana com a abertura das lojas aos domingos.
Na etapa atual, o Centro recebe pintura na lateral leste à rua 13 de Maio recebendo assim tratamento para manter e restaurar as cores do tradicional prédio da Pedro II, tombado pelo patrimônio histórico. Segundo a gerente Rose Santos, o Centro nunca deixou de ser referência, não só na capital como para os viajantes que chegam ao Piauí e vão conhecê-lo.
O destaque é para a recuperação das lojas e capacitação dos artesãos, que passaram a receber treinamento para divulgação das técnicas na elaboração de telas de qualidade. Hoje, segundo Rose Santos, as peças do artesanato do Piauí são reconhecidas em todo o país.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário