terça-feira, maio 25, 2010

Juiz Federal manda Prefeito e vice de Cocal reassumirem

O prefeito do município de Cocal, Fernando Sales (DEM), e seu vice, Francisco Domingues, que foram cassados na semana passada, reassumem seus cargos na noite desta terça-feira, na Câmara Municipal da cidade.

Na terça-feira da semana passada, dia 18, a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos determinou o afastamento imediato dos gestores e a realização de eleições suplementares no município. A magistrada deferiu três ações que pediam a cassação do prefeito, sob a acusação de abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágios (compra de votos).
As três decisões de primeira instância foram derrubadas esta semana no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Os juízes Ricardo Gentil Eulálio Dantas e Marcelo Cavalcante deferiram os pedidos de ação cautelar suspensiva nos processos em que o prefeito era acusado de cometer as infrações no pleito de 2008.
Fernando Sales venceu as eleições de 2008 com 40,9% dos votos válidos (5.812 votos) do município. Superou outros três candidatos: Rubens de Sousa (PSDB), então candidato à reeleição, Antônio Carlos (PMDB) e Gilson da Rocha (PTB).

A gestão do prefeito cassado em Cocal foi marcada pela tragédia que resultou na morte de nove pessoas, após o rompimento de uma parte da Barragem Algodões I, localizada no município.
As águas que vazaram do reservatório destruíram parte da zona rural de Cocal, devastando propriedades e deixando cerca de 2.500 famílias desabrigadas. No próximo dia 27 será completado um ano da tragédia de Algodões.

Nenhum comentário: