
O Consselho Regional de Engenharria, Arquitetura e Agronomia do Piauí (Crea-PI) diz que falha em Algodões foi descoberta ainda em 1997; O CREA-PI irá divulgar nesta terça-feira (25.05) o relatório completo sobre rompimento da Barragem Algodões I, em Cocal da Estação - PI.
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí - Crea-PI - concluiu o relatório técnico sobre o rompimento da barragem Algodões I, em Cocal da Estação. Um ano depois do incidente, os engenheiros irão anunciar suas conclusões sobre a tragédia que matou nove pessoas e deixou centenas desabrigadas. A coletiva de imprensa será na sede do Crea, às 10h.
Entre as constatações estão que o problema de instabilidade no trecho em que a barragem se rompeu foi constatado em março de 1997, 12 anos antes da tragédia. Além disso, os engenheiros encontraram falhas e afirmam que a revisão do sangradouro não teve seu projeto totalmente implementado. Para completar, apontam ausência do poder público no gerenciamento, manutenção, e conservação da obra.
O relatório foi feito por uma comissão de especialistas que visitou o local dois dias depois do incidente, presidida pelo engenheiro civil Jesus da Silva Boavista, e que tem como membros José Geraldo de Araújo, de Pernambuco, José Albuquerque, e Selísio Santiago Freire, ambos do Maranhão.
Fábio Lima/Cidada Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário