terça-feira, agosto 04, 2009

PF e Anatel fecham rádios em Parnaíba

PORTAL A NOTÍCIA
A operação tem como objetivo fechar 22 emissoras de rádio, consideradas, ilegais na cidade.
Funcionários da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL – e policiais federais estão em Parnaíba fechando emissoras de rádios, consideradas, ilegais. São mais de 20 rádios que estão sendo autuadas.
Uma das emissoras fechadas foi a Mega FM, que funciona na rua 3 de maio, no bairro São Francisco. A rádio pertence a Francisco Portela, conhecido por “Maluco”, que realiza shows na cidade e região.
Os técnicos da ANATEL e os policiais federais foram na residência de “Maluco”, onde a Mega FM funcionava. Os equipamentos da emissora foram levados pelos policiais federais.
O trabalho de fechamento das emissoras, consideradas, ilegais vai acontecer durante todo o dia. Segundo informações de agentes policiais federais são 22 emissoras de rádios comunitárias, que a ANATEL pretende fechar em Parnaíba.
Fonte: Portal A Notícia


Coentários da redação do Jornal da Parnaíba


Parnaíba não tem Rádio FM conunitária autorizada a funcionar legalmente, todas estão na clandestinidade

Em Parnaíba só tem tres rádios comerciais autorizadas pela Anatel e nenhuma FM Comunitária.

Em Parnaíba não tem nenhuma rádio comunitária autorizada até hoje, apesar de prestarem relevantes serviços à comunidade, ter excelentes radialistas, gerar emprego, divulgar fatos de interesse da população, delas com excelente programação, todas funcionam sem o reconhecimento do Ministério das Comunicações, as rádios REDE JHJ DE RADIODIFUSAO LTDA (Litoral FM), RADIO IGARACU LTDA (OM), RADIO EDUCADORA DE PARNAIBA S/A (OM), são as únicas emissoras autorizadas, mas que são consideradas rádios comerciais.

Quais são os interesses que estão por trás de tudo isso? Por que é que somente as rádios comunitárias de Parnaíba tem dificuldades para se lelalizarem? Recentemente foi remetido para o Congresso Nacional a relação de 162 rádios comunitárias para serem apreciadas e autorizadas, nenhuma de Parnaíba consta da relação, mas constam de Cajueiro da Praia, Bom Princípio, Cocal, Caxingó e outras. Uug!

Em sua grande maioria as rádios intituladas piratas ou comunitárias, são na verdade pertencentes a grupos políticos. Esta é uma prática comum em todo país. No Piauí , não é diferente. Em Parnaíba, a maioria das rádios ditas comunitárias também pertence a partidos, grupos políticos ou religiosos. São políticos com mandatos ou aspirantes a cargos públicos os verdadeiros patrocinadores das instituições e das rádios.
Atualmente tem 21 emissoras registradas no Sistema de Controle de Radiofusão da Anatal. Sendo 3 autorizadas (Litoral, Educadora e Igaraçu), uma vaga para FM e dezesete que, ou estão em estudo ou com documentação pendente.
Para conhecer o andamento dos 21 processos junto a Anatel, das emissoras de Parnaíba, tanto AM, FM ou TV, Clique aqui.
Para saber quais são as rádios comunitárias já autorizadas pelo Ministério das Comunicações, para pleno funcionamento. Clique aqui.
Veja a relação de Rádios Comunitárias com Licença Definitiva. Clique aqui.
Observe a relação de Rádios Comunitárias com Licença Provisória. Clique aqui.

Nenhum comentário: