quarta-feira, agosto 12, 2009

1º dia do Salipa foi um sucesso

Assis Brasil esteve presente ontem ao primeiro dia do Salipa e foi a figura mais festejada e fotografada do evento.
O 1° Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), foi aberto nesta terça-feira (11), às 18h, com a palestra do escritor gaúcho Moacyr Scliar com o tema Os bastidores da criação literária. Na primeira noite houve ainda show musical com o cantor parnaibano Teófilo Lima.
Confira aqui a história de Assis Brasil
O I Salipa segue nesta quarta-feira (12) com palestra Ovídio Saraiva, o fundador da literatura piauiense, do professor e poeta parnaibano Alcenor Candeira Filho, às 8h.
O segundo dia tem ainda a conferência Como ler poesia em sala de aula, com o professor e escritor Wellington Soares, às 10h. Na programação do dia, palestra com o professor e doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Manoel Lima, que discorrerá sobre O poema, um acidente.Na tarde de quarta-feira, o professor e doutor Feliciano Bezerra profere a palestra Diálogo entre literatura e artes plásticas; o escritor parnaibano Assis Brasil fala Como e por que me fiz escritor e, à noite, show musical com a cantora Soraya Castelo Branco, de Parnaíba.
O Salipa será encerrado na quinta-feira (13) com as palestras sobre literatura e erotismo, com a mestra Joselita Izabel. Graciliano Ramos e o romance de 30 será o tema da conferência a ser ministrada por Jasmine Malta. O professor Cineas Santos fala das aplicações do cordel na escola. O evento tem ainda as palestras Esporte, cultura e cidadania na escola, com o poeta Elmar Carvalho, e a escritora cearense Ana Miranda encerra o ciclo de palestra com Gregório de Matos: a poesia-jornal. A banda Cabessativa marca o fim do Salipa. O Salipa é realizado pela Fundação Quixote e tem o apoio do Governo do Estado.

Nenhum comentário: