quarta-feira, julho 15, 2009

Projeto Ambiente-se permanece no litoral por todo o mês de julho

O Plano de Ação em Educação Ambiental Ambiente-se está de volta ao litoral. Desde segunda-feira (6), as equipes da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), prefeituras dos municípios litorâneos (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) e voluntários estão trabalhando na limpeza e na conscientização da população e dos turistas em relação ao lixo.
Veja álbum de fotos do ambiente-se
O projeto tem como idealizadores a Setur, a empresa Piauí Turismo (Piemtur) e a Emgerpi e conta ainda com a parceria das prefeituras dos municípios e da população.
O objetivo do projeto é desenvolver uma ação de continuidade ao plano de ação em Educação Ambiental envolvendo a comunidade dos municípios no sentido de contribuir para a construção de uma consolidação ambiental.
O Ambiente-se realiza mutirões de limpeza na região litorânea, campanhas de sensibilização do turista e do município acerca das questões do lixo, com visitas casa a casa, blitz receptiva e blitz educativa.
De acordo com a coordenadora de Projetos e Programas, da Setur, Suzana Pontes, a ação estará no litoral até o dia 31 de julho. Quem for ao litoral nestas férias será recepcionado por multiplicadores ambientais formados pelo Ambiente-se no final do ano passado.
“Os multiplicadores estarão em pontos estratégicos como nas rodoviárias de Parnaíba e Luís Correia, na rotatória da Praia do Coqueiro, Ilha Grande, no Porto dos Tatus e outros, recepcionando os turistas, distribuindo panfletos e sacolas plásticas para colocar o lixo produzido por eles e ainda informando sobre o projeto ambiental e a programação dos eventos que estarão sendo realizados no litoral”, relata. As blitzen educativas contarão com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Durante todo o dia haverá mutirão da limpeza feito pelas centenas de multiplicadores e voluntários nos municípios. “As ações serão intensificadas nos fins de semana, quando o fluxo de turistas é maior nessas regiões,” explica a coordenadora da Setur. Também serão feitas visitas casa a casa divulgando o projeto e pedindo a ajuda da população na conservação da limpeza. “As visitas domiciliares serão feitas principalmente nas casas de veraneio, pois é nesta época que os proprietários estão nas casas e necessitam de maior informação sobre o Plano Ambiental e conscientização da limpeza das praias do Piauí,” explica a coordenadora.
Por Veridiana Carvalho / Ccom

Nenhum comentário: