
Faltando 16 dias para o término da primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, o município de Teresina atingiu 85% de suas crianças com a ação.
Faltam poucos dias, mas uma ação de intensificação da Fundação Municipal de Saúde deve atrair mais pais e crianças aos 79 postos de vacinação disponíveis no município. De acordo com Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS, a prefeitura não mais somente espera que os pais procurem os postos, mas instrui os agentes de saúde a fazerem um levantamento das residências que possuem crianças menores de cinco anos e alertam os pais quando à importância da vacinação contra a poliomielite.
A segunda etapa da vacinação deve ter início em agosto e será marcada pelo Dia D de vacinação contra a pólio no dia 22 de agosto. Mesmo as crianças que já se vacinaram em outros anos devem procurar os postos de saúde na primeira e na segunda etapas. Caso alguém fique sem se vacinar na primeira, também pode procurar os postos de vacinação durante a segunda etapa e se informar sobre como proceder para obter a segunda dose.
“É importante que os pais saibam que a poliomielite está erradicada das Américas, mas ainda existe em outros locais do mundo e, enquanto o vírus existir, estamos correndo riscos”, conclui Eudóxia.
De acordo com Eudóxia Dantas, coordenadora de epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, 268.107 crianças já foram vacinadas no Piauí. No entanto, este número pode ser ainda maior. “Pode acontecer de o número registrado até agora ser esse porque os municípios não estão contabilizando no sistema todas as vacinas ministradas. E essa é a nossa única forma de acompanhamento da situação do estado”, afirma Eudóxia. Até o dia 03 de julho, o município com menor cobertura da vacinação era Geminiano, município da região Sul do Piauí que tem apenas 45.88% de suas crianças imunizadas contra a paralisia infantil. Enquanto isso, municípios como Esperantina Boa Hora e Pedro II já conseguiram vacinar os 95% e caminham rumo à superação da meta. O município de Altos, a 40 km de Teresina, conseguiu vacinar 99% das suas crianças é o campeão em cobertura no Piauí.
Autor/Fonte: Natália Vaz/ Jornal O DIA Edição: Larissa Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário