quinta-feira, julho 02, 2009

Parnaíba forma equipe para captação de órgãos

Profissionais de saúde do PI recebem capacitação sobre doação de órgãos e transplantesSegundo a coordenadora da Central de Transplantes, Lourdes Veras, está sendo montada uma estrutura dentro da rede hospitalar, seguindo a lei 9434 de janeiro de 1997, onde os profissionais da cidade de Parnaíba e outras seis cidades (Picos, Oeiras, Piripiri, Campo Maior, Floriano e Teresina) estão sendo treinados para acolher e entrevistar as famílias de possíveis doadores de órgãos.
De hoje até o dia 04 de julho, Secretaria Estadual da Saúde realiza o curso de formação de coordenadores hospitalares de transplantes com o objetivo de capacitar profissionais dos hospitais públicos e privados com mais de 80 leitos e que possuam o serviço de urgência e emergência e que iram compor as comissões intra-hospitalares de doações de órgãos e transplantes.
O público-alvo são Médicos, assistentes sociais, enfermeiros e acadêmicos. O curso está sendo realizado com a colaboração da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). “Esse curso é mais um passo que o Piauí tem que seguir para que a captação de órgãos seja mais eficaz”, disse o secretário Assis Carvalho.
A formação destes profissionais abre mais possibilidades de aumentar o número de doadores cadáveres vítimas de parada cardiorrespiratória, potenciais doadores de córneas e ainda os pacientes com diagnóstico de morte encefálica que estão nas UTI’s dos hospitais e que são considerados possíveis doadores de rins, córneas e coração.
A coordenadora ainda informou que já existem duas comissões instaladas em Teresina, uma no HGV e outra no HUT, instaladas há três meses e que nestes primeiros seis meses do ano de 2009 conseguiram superar o número de doações de córneas feitas em 2008.

Nenhum comentário: