
Ano a ano o mar avança um pouco mais para o continente, é a violência das ondas que nos meses de julho e agosto, com a maior quantidade de vento, vai destruindo construções e barracas que são feitas próximo da praia. Em nossa região o fenômeno ocorre com maior intensidade nas praias do Macapá, Maramar e Pedra do Sal.
A maré alta na praia da Pedra do Sal, um dos principais pontos turísticos do litoral piauiense, está amedrontando os proprietários de bares em Parnaíba. Este ano, com a força da onda um bar já foi destruído e outro foi parcialmente levado pela correnteza das águas do mar. Dezenas de casas naquele local já foram destruídas em marés passadas.
A primeira estrada vicinal e a segunda de asfalto já foram destruídas pelas fortes ondas dos meses de julho e agosto. Atualmente a pista de asfalto daquela praia é a terceira estrada construída. Se nada for feito para conter o avanço do mar, no futuro teremos ali apenas uma ilha de pedras distante da costa.
O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, visitou o local no último sábado e ficou impressionado com o que viu. Ele forneceu as fotos aos portais e informou que as famílias da região acreditam que a próxima maré alta está prevista para o dia 23 deste mês. “O avanço da maré na região é preocupante, mas as providências deverão ser tomadas pela prefeitura de Parnaíba. O Ibama dará apoio nas medidas”, disse Romildo Mafra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário