A solenidade de reforma e ampliação do Centro de Equoterapia de Parnaíba acontecerá amanhã (31) às 16:30 horas, com a presença do governador Wellington Dias, da coordenadora estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, do comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Francisco Prado, dentre outras autoridades.A equoterapia foi criada pela Polícia Militar em 2000 e em 2004 foi absorvida pela Ceid, onde a parceria entre as duas instituições foi possível para o funcionamento da unidade em Teresina e Parnaíba. O Centro está instalado no Esquadrão de Polícia Montada, no Batalhão de Polícia Militar Major Osmar, no bairro Joaz Souza.
Segundo o tenente-coronel Sidney Cardoso, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba. “A reforma proporcionou também a construção de um picadeiro coberto, onde de fato são realizados os tratamentos. O tenente-coronel Sidney informou ainda que o Centro possui dois cavalos e três funcionários graduados e devidamente treinados, além de sete policiais militares que serão instrutores de equitação. O local possui também uma psicóloga e uma fisioterapeuta para realizar o atendimento de reabilitação.
Atualmente, a equoterapia tem 23 praticantes, nos turnos manhã e tarde, que são atendidos de segunda a sexta-feira. O Centro de Equoterapia atende pessoas com paralisia cerebral, autismo, síndrome de down e hiperatividade, sendo o cavalo um importante instrumento para reabilitação dos praticantes da terapia.Atualmente são utilizados dois cavalos e outros seis estão sendo treinados em Teresina para a atividade.
A prática da equoterapia é assistida por profissionais de várias áreas, como: psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, educador físico, equitadores e estagiários de pedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia.A reforma e a ampliação foram importantes e fundamentais para o Centro sobre a possibilidade de cada vez mais melhorarmos a qualidade no atendimento. Onde o foco será para o atendimento do praticante e de sua família
Nenhum comentário:
Postar um comentário