terça-feira, julho 14, 2009

Copa Piauí de 2009 ameaçada de não ser realizada

Os clubes precisam saber o que vão arrecadar para a cobertura das despesas
Comentários dos bastidores do esporte piauiense de que poderá não ser realizada a Copa Piauí/2009, a partir do mês de agosto. Nos anos de 2007 e 2008 a competição não aconteceu por falta de clubes interessados. Tivemos apenas dois confrontos entre Piauí x Barras (07) e Flamengo x Picos (08).Na temporada de 2006 River e Flamengo decidiram o título e conseguiram boa presença de público no Estádio Lindolfo Monteiro. E agora?
Clubes do interior não parecem interessados e a justificativa é plenamente aceitável: não haverá receita suficiente para a cobertura das despesas com pagamento de pessoal, manutenção do elenco e viagens. É isso aí mesmo. Basta fazer um levantamento das rendas do Campeonato Piauiense para constatar uma realidade bastante clara. Os clubes já não têm os seus elencos usados no Campeonato Estadual.
Tudo terá que começar do zero, fato que vem se repetindo há vários anos com sérios prejuízos para o nosso futebol.De que adianta fazer a Copa Piauí só para dizer que a competição aconteceu e estava no calendário oficial?
Futebol profissional somente pode existir com receitas superiores às despesas.Dizer que o campeão estará na Série D de 2010 não merece muita fé, uma vez que não há garantia de que o Campeonato dos Pobres da CBF vai continuar. Basta observar a quantidade de clubes que desistiram da disputa deste ano. Até mesmo campeões estaduais (casos do Rio Grande do Norte e da Paraíba) cederam suas vagas para outros.
E realizadas apenas duas rodadas, já são muitas as reclamações provocadas pelos prejuízos. As rendas não pagaram nem as viagens.
Os clubes do interior piauiense bem que poderiam organizar seus torneios nas respectivas regiões, com custos baixos. No Sul do Estado Picos, Floriano e Oeiras. No Norte: Campo Maior, Barras, Piripiri e Parnahyba. Bons valores poderiam surgir como revelações para a próxima temporada. E em Teresina o que teríamos para a complementação da temporada? Federação e clubes devem fazer um estudo da situação, não esquecendo o trabalho de Flamengo, River e Piauí em busca de amistosos em ocasiões especiais em cidades do Piauí e do Maranhão.

Nenhum comentário: