segunda-feira, julho 13, 2009

Buraqueira: Parnaíba tem buraco que não acaba mais!

Prefeitura de Parnaíba luta para tentar recuperar a cidade esburacada
Quem chega a Parnaíba e atravessa a cidade, pela Avenida Pinheiro Machado, não imagina a buraqueira que toma conta do centro e da periferia. Logo na Avenida São Sebastião, a principal da cidade, os buracos e as poças d’água infernizam a vida de motoristas, motociclistas e até pedestres.
Confira mais fotos no site Portal AZ
Este problema, que tomou conta da cidade, está com os dias contados, garante a prefeitura.“A situação aqui está terrível. Nunca vi a cidade desse jeito. Essa buraqueira quebra a suspensão e deixa o carro todo folgado”, critica o estudante de direito Kleber Ventura.
“O pior é esse aguaceiro que torna a cidade ainda mais feia”, diz a dona de casa Maria do Amparo da Silva. De fato as poças d´água dão um aspecto nojento à cidade mais aristocrática do Piauí. A situação piorou depois do inverno rigoroso que inundou bairros inteiros. Tanto na Pinheiro Machado como em boa parte do Bairro de Fátima a água parece brotar do chão.
Seja no asfalto, no calçamento ou mesmo na calçada a água mina o dia inteiro. Dona Fátima Furtado, moradora da Rua Marechal Pires Ferreira há 12 anos, passa o dia inteiro com o rodo e a vassoura retirando a água da porta da casa. “Isso é um sofrimento. Às vezes deixo até o arroz queimar”, reclama.
A mesma reclamação tem os estudantes Márcio Loiola e Kamila de Fátima. “Aqui sempre teve essa infiltração, mas este ano tá pior”, diz Loiola. Em pleno centro da cidade a cena se repete. É uma quantidade incontável de buracos. O lamaçal e o mato são um problema à parte. Nossa equipe flagrou o comerciante Delmiro Carvalho pagando do próprio bolso para um trabalhador fazer a capina e a limpeza da rua.
"Esse ano a Prefeitura ainda não passou por aqui", disse.Mas a Prefeitura garante que os problemas estão com os dias contados. Éque teve início no último domingo uma operação tapa-buraco. A operação começou pela região da Ilha Grande e pelo bairro Nossa Senhora do Carmo. Duas equipes estão em ação e nesta terça-feira será ativada uma terceira patrulha mecanizada para restaurar cerca de 30 mil metros quadrados de área danificada.
A Prefeitura vai investir 360 mil reais, recursos próprios do município, no serviço. As equipes têm 45 dias para concluir o trabalho. Além disso, vai realizar recapeamento asfáltico nas principais avenidas da cidade. “Vamos promover a licitação no dia 19 deste mês”, disse o secretário de Comunicação Social do Município, jornalista Francisco Carvalho, acrescentando que “o prefeito José Hamilton vai formalizar uma parceria com o Dnit para recapear outras áreas, algo em torno de 18 km”. Segundo Francisco Carvalho, “as chuvas danificaram também as estradas vicinais”. Ele cita o caso do acesso às comunidades Céu e Alto do Batista que ficaram intrafegáveis. Quanto ao fato da água acumulada e minando o tempo todo o secretário disse que, "o problema foi causado pelo excesso de chuva, mas a solução está no rebaixamento do nível do lençol freático. O que está previsto na licitação".
portalaz

Nenhum comentário: