
A Unidade de Piscicultura de Parnaíba está em pleno funcionamento cumprindo um dos objetivos de sua implantação na cidade que é a transferência de técnicas e tecnologias na área da aqüicultura. A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Abastecimento e Setor Primário, oferece toda a estrutura física e de acompanhamento de profissionais, tanto aos acadêmicos do curso de engenharia de pesca da Ufpi, como aos acadêmicos de agronomia e biologia da Uespi, e mesmo estudantes do Ceará que visitam Parnaíba, solicitam o espaço da unidade para um mini-estágio.
Neste mês a unidade iniciou aulas práticas com o processamento do pescado através de filetagem e posterior resfriamento para comercialização ou consumo. Outro projeto para execução na Unidade de Piscicultura de Parnaíba é o aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado para ser transformado em filagem ou adubo, extração de óleo das vísceras e aproveitamento da carcaça para fabricação de hambúrgueres, salsichas e lingüiças. Em uma próxima etapa será produzido o pescado defumado, oferecendo um produto diferenciado na cidade.
Estão em fase de conclusão dois laboratórios. Um para análise físico-química de água e um outro para microbiologia do pescado. A unidade, instalada e mantida pela Prefeitura de Parnaíba, contribui tanto para o público acadêmico como para os produtores da área por ter uma infra-estrutura completa para beneficiar todo o ciclo produtivo na área de piscicultura.
Romualdo Neves
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário