
Como se sabe, a cidade de Parnaíba tem alguns bairros que precisam urgentemente ser feito obras de drenagem para livrar a população dos constantes alagamentos. É só começar o inverno para que famílias dos bairros Piauí, Catanduvas, São José e outros comecem a sair de suas casas. Pelo visto esses bairros ainda irão sofrer muito com futuros alagamentos.
Encontrar soluções definitivas para problemas relacionados a enchentes em Parnaíba, a segunda maior cidade do estado, deveria ser também um dos objetivos do PAC Drenagem, que foi lançado nesta terça-feira.
Entretanto o projeto contempla 101 municípios de 16 estados brasileiros, e no Piauí apenas três cidades serão contempladas: Teresina, Oeiras e Esperantina.
O que se sabe até agora é que somente estes já tinham projetos de drenagem urbana e manejo de água das chuvas pronto e foi apresentado ao presidente Lula. Com isso vê-se que o que se dizia para os alagados, especialmente os do Bairro Piauí, era só para tranqüilizar os moradores, projeto mesmo, nunca foi remetido a lugar nenhum. Está dito isso claramente no site do Governo do Estado do Piauí, para quem quiser conferir.
O investimento de todas essas obras para os três municípios do Piauí, será de R$ 75 milhões, recursos oriundos de convênio com a União, e mais R$ 3 milhões de contrapartida do Governo do Estado. O governador disse que o objetivo é que daqui a 30 dias o convênio esteja assinado, de modo que no segundo semestre as obras comecem e sejam entregues em 2010.
Além do Programa de Macro Drenagem, Wellington Dias irá tratar com o presidente Lula sobre projetos do chamado PAC 2, como a barragem de Castelo, a barragem de Milagres, em Santa Cruz dos Milagres, de Atalaia, na região de Corrente e Curimatá, e ainda a construção de uma barragem que servirá como um desvio dos rios Marataoan e Longá, em Barras e Esperantina, respectivamente. “Foi um estudo que solicitei para tentar acabar de vez com as enchentes nessas regiões. Precisamos trabalhar um sistema integrado de controle de enchentes e é isto que estou solicitando hoje do presidente Lula”, informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário