sábado, junho 20, 2009

Greve do INSS já atinge agências do interior do Piauí, Parnaíba inicia na segunda (22)

Agência do INSS de Parnaíba entra em greve na segunda-feira (22).
As agências do do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já começaram a aderir ao movimento grevista dos servidores do órgão. A paralisação da categoria iniciou na última terça-feira (16) em Teresina.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev), Inácio Shuck, afirma que as todas as agências da capital já paralisaram as atividades, faltando apenas a adesão das agências do interior do Estado. “Em Picos já temos paralisação, em Parnaíba a greve inicia nesta segunda-feira . Nosso problema é em Floriano, que resiste na adesão”, disse.
Dados da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social (Fenasps) apontam que 65% das agências do INSS no Piauí estão paralisadas. O estado conta com 20 postos.
A decisão dos servidores do INSS de entrar em greve foi devido ao descumprimento de um acordo com o governo federal assinado em 2005 com o término da greve dos servidores. No acordo, o governo prometia discutir a regulamentação da carreira dos trabalhadores, as condições de trabalho, a carga horária, entre outras medidas. Entretanto, no dia 25 de maio foi baixada uma resolução aumentando a carga horária dos trabalhadores do INSS de 6 horas para 8 horas e reduzindo os salários dos servidores que optarem por fazer 6 horas.
Uma assembleia será realizada neste sábado pela Fenasps para aumentar a adesão ao movimento grevista nos estados brasileiros. “Vamos também discutir formas de negociação com o Governo Federal. Queremos inclusive levar a questão para ser discutida no Congresso Nacional”, disse Inácio Shuck.
Acessepiauí

Nenhum comentário: