
Antes do vestibular, a sensação de que iria levar "levando o curso com a barriga" passou longe da cabeça de Suzy Tiberly Araújo, estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI - no campus ministro Reis Velloso, em Parnaíba. Representante do Centro Acadêmico, ela soube da paralisação iniciada hoje (9) pelos estudantes de Fisioterapia, que entraram em "greve" por melhores estruturas. O futuros psicólogos não cruzaram os braços, mas resolveram protestar.
"Fizemos uma reunião e discutimos as demandas por período", disse Suzy Araújo. Os alunos reclamam desde a falta de livros, até mesmo a dificuldade para obtê-los emprestados na biblioteca. Além disso, faltam testes psicológicos, laboratórios de Anatomia e Genética, e ainda Internet, que era liberada aos estudantes e passou a ser restrita aos funcionários, segundo os protestos.
A reclamação da turma de Fisioterapia ganhou a avenida São Sebastião, uma das principais da cidade, durante passeata. Engenharia de Pesca, Biomedicina e outros cursos também anunciam engajamento no evento. Mas, ao contrário dos outros estudantes, os futuros fisioterapeutas resolveram suspender as aulas do curso. "Nada de revolucionário. Só queremos os nossos direitos", explicou Juarez Júnior, integrante do Centro Acadêmico e um dos inconformados.
O curso de Fisioterapia se queixa de falta de peças nas salas de anatomia, inclusive de um exaustor, o que torna a prática insuportável com o odor do formol. Os estudantes reclamam também que tiveram de assistir aulas práticas de uma disciplina no chão, sem colchonetes ou macas. Além disso, a obra da clínica de Fisioterapia estaria embargada.
Rodrigo Menezes endossa boa parte das reclamações. "Reservei um livro e passei dois meses e meio para receber, e não consegui fazer o trabalho. Como a gente vai saber qual livro precisamos consultar se não temos acesso a eles?", indagou.
Os estudantes esperavam serem recebidos pela direção do campus hoje, o que não aconteceu. Eles agora querem um encontro com o reitor Luiz Júnior em Teresina, para apresentar a pauta de reivindicações.
A Assessoria de Comunicação da UFPI informou que o reitor já se dispôs a receber os estudantes. Luiz Júnior quer se inteirar das reivindicações para discutir com os alunos as providências a serem tomadas. O encontro deve acontecer na semana que vem.
Fábio Lima
Cidade Verde
Um comentário:
Primeiramente, quero dar os Parabéns aos estudantes da UFPI Parnaíba. Em segundo lugar, vou falar um pouco sobre o Contexto que levou a isso. Em 2005, iniciou-se o processo de expansão da UFPI, com criação de vários novos curso no interior (isso parte de um projeto maio chamado Reforma Universitária), sendo estes novos curso criados sem um minimo de estudo sbre o que deveria ser feito antes de se abrir estes cursos (Ex. as primeiras turmas de saúde de Parnaíba tinham q se deslocarem de Parnaíba até Teresina para assistirem aulas práticas, por conta da falta de estrutura já nesta época). No final de 2007 é aprovado o Projeto REUNI(com sua aprovação marcada por ocupações de reitorias em todo País). projeto este, que por "aumentar" as verbas para a Educação Superior Pública (o qual na verdade, somente deverá ser utilizada na construção de "estrutura física", porém sem investimentos na qualificação dos professores e estrutura técnica: materiais laboratóriais, acervo bibliográfico, acesso à internet) e obrigando as Universidades Federais a cumprir metas, as quais o não cumprimento até 20012, acarretará o punição da Universidade com o corte das tais "VERBAS". As metas são por exemplo: 90% de conclusão para a graduação, que na época era de 43% e não foi feito nenhum estudo do porque os estudantes não conseguem concluir seus cursos e nem menciona como irá resolver o problema; e atigir o índice de 1 professor para cada 18 estudantes, porém, isso acarreta a abertura de trumas com até 80 estudantes em alguns cursos`. É isso, por problemas estruturais é muito salutar, mas mais importante ainda, é lutar contra os ataques que nossa educação "pública" vem recebendo nos últimos anos...
Mais uma vez, parabéns ao pessoal de Parnái ba pela coragem de Lutar pela qualidade na Educação Superior!!!
Postar um comentário